Cibermendigos faturam mais pedindo na web

Precisa pagar a dívida do cartão de crédito? Está desesperado para arranjar dinheiro para pagar a escola? Ou não aguenta mais trabalhar e se sente envergonhado de se postar na esquina com um chapéu? Experimente a ''cibermendicância''.

Tem gente que está se dando bem com a estratégia. Karyn Bosnak, por exemplo, pagou sua dívida no cartão de 20 mil dólares, acumulada durante sua vida em Nova York, no mês passado, depois que desconhecidos contribuíram com mais de 13 mil dólares em seu site de web (http://www.savekaryn.com).

Agora que ela pagou a dívida, Bosnak está ajudando outra causa e direcionando os internautas de seu site para o de outros ciberpedintes, como o de uma aspirante a cantora de ópera que precisa pagar pelo seu crédito educativo e por aulas de canto (http://www.saveelaine.com). Além do mais, Bosnak acabou ficando conhecida: volta e meia aparece em talk-shows e deverá lançar um livro.

O Yahoo! começou uma categoria de pedintes em seu diretório em inglês com quatro sites em 1996. Mas a recente alta nos sites do gênero levou o Yahoo! a rebatizar a categoria como e-panhandling, algo como ``passada de chapéu eletrônica'', disse Michelle Heimburger, internauta-chefe do Yahoo!.

Há agora 51 sites na categoria, com gente pedindo dinheiro na cara dura e outros buscando ajuda financeira para pagamentos de dívidas ou tratamentos médicos, disse Heimburger.

Sites como o http://www.helpleahgetpregnant.com, criado por um casal de Seattle, podem comover. Eles pedem ajuda para um tratamento de fertilidade que custa mais de 12 mil dólares.

Mas a ``princesa'' Natalie, de Westwood, Estado de Ohio, não deve gerar muita compaixão. Em seu site (http://egomania.nu/causes/indexsoc.html), ela pede doações porque seria assustador viver em um mundo em que ``alguém tão talentoso quanto eu seja forçado a trabalhar'' e além do mais trabalhar ``arruinaria minhas unhas''.

E ela arrecadou 1 473 dólares, de acordo com o site, além de um anel, um cartão telefônico e algumas ameaças de morte.


Info Exame
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home