Hipertenso deve usar diurético tradicional

Os diuréticos tradicionais são mais eficazes e mais baratos que os medicamentos mais recentes contra a hipertensão e certas doenças cardíacas, segundo os resultados de um amplo estudo comparativo realizado nos Estados Unidos, publicado ontem no Jama, um dos principais jornais médicos dos EUA.

O estudo "demonstra que os diuréticos são a melhor opção médica e econômica para tratar a hipertensão e reduzem os riscos de complicações", afirmou o médico Claude Lenfant, diretor do Instituto Nacional do Coração, Rins e Sangue (NHBLI).

O estudo foi financiado em parte pelos Institutos Nacionais da Saúde (NIH) americanos.

"Numerosos medicamentos foram lançados no mercado para reduzir a hipertensão e o risco de enfermidades cardíacas, tendo sido até agora comparados com um placebo, mas não comparados entre si. No estudo, pudemos fazer as comparações e saber qual medicamento escolher para começar um tratamento", acrescentou Lenfant.

O estudo realizado nos Estados Unidos e no Canadá com um total de 42.418 pessoas de menos de 55 anos, acompanhadas durante cerca de cinco anos, permitiu comparar quatro tratamentos: um diurético (chlorthalidona), um inibidor de cálcio (amlodipina), um inibidor da enzima de conversão agiotensina (IECA, lisinopril) e um alfabloqueador (doxazosina).

Jornal de B
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home