Peixe-zebra é a nova esperança de cardíacos

Muito comum em aquários e laboratórios, o peixe-zebra, um pequeno peixe listrado em preto-e-branco, pode ajudar o coração doente das pessoas a se curar por conta própria. Um novo estudo mostra que o animal produz novas células e restaura totalmente seu coração depois que 20% do músculo são cortados.

Especialistas dizem que a descoberta é um importante avanço no novo campo da "medicina regenerativa", o esforço de pesquisa para aprender como restaurar órgãos doentes com células novas e saudáveis.

A maioria dos pesquisadores está tentando promover o crescimento de novas células cardíacas, fazendo com que células-tronco transformem-se em tecido cardíaco novo.

Mas uma equipe liderada pelo dr. Mark T. Keating, da Universidade de Harvard (EUA), está usando uma abordagem diferente. Os cientistas procuram os segredos genéticos que permitem que determinados animais, como o peixe-zebra, construam novas partes do corpo.

Uma vez que os genes da regeneração são encontrados no peixe-zebra, disse ele, "é provável que haja genes correspondentes no genoma humano".

"É possível que isso leve à regeneração cardíaca humana? A resposta é sim, é possível", disse Keating, principal autor do estudo publicado na revista Science.

Jornal de Brasília
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home