Controlar pressão matinal pode ajudar diabéticos

As pessoas com diabete tipo 2 e que normalmente apresentam pressão sanguínea elevada no período da manhã podem ter mais chances de manifestar complicações decorrentes da doença, como distúrbios renais, oculares, cardíacos e derrame, sugeriu um novo estudo.

O trabalho, coordenado por Kyuzi Kamoi, do Hospital da Cruz Vermelha de Niigata, no Japão, foi publicado na edição de dezembro do Diabetes Care.

O diabete tipo 2 ocorre quando o corpo perde a capacidade de responder aos efeitos da insulina, hormônio que ajuda o corpo a usar o açúcar como combustível.

O distúrbio é associado à obesidade e aumenta o risco de desenvolver doença cardíaca, insuficiência renal e cegueira, podendo levar também à necessidade de amputar membros. Quanto mais tempo o doente sobrevive, mais propenso fica a complicações graves.

Pesquisas anteriores demonstraram que a pressão sanguínea matinal pode indicar o risco de mortalidade em hipertensos, informou a equipe.

No estudo japonês, os cientistas pretendiam verificar se a medição da pressão em indivíduos afetados pelo diabete tipo 2 feita pela manhã poderia prever de maneira mais exata o risco de complicações relacionadas à doença em comparação com o exame feito no consultório. Um total de 170 voluntários participaram da pesquisa. Todos receberam medicamentos para reduzir a pressão e controlar o diabete.

Yahoo
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home