Robôs atravessarão oceano com a ajuda do vento
 
Muitas pessoas já enfrentaram o desafio de atravessar o oceano Atlântico, contando apenas com a ajuda de seus barcos. Agora, uma corrida de barcos terá essa travessia como objetivo, mas sem a ajuda de pessoas. O nome do desafio é Microtransat 2008, e está sendo idealizado por acadêmicos de Aberystwyth e Toulouse, na França. Oito barcos participarão da corrida, que deve durar três meses.

David Kelling e dois colegas da Universidade de Kingston, Canadá, estarão participando da corrida. O barco robô construído por eles poderá ser programado com a rota correta, mas contará apenas com o vento, painéis solares, sensores e a tecnologia GPS para atravessar todo o oceano Atlântico. "Basicamente, esse barco pode navegar sozinho. Não requer nenhuma entrada de dados por humanos, porque utiliza uma combinação de vários sensores diferentes", disse Kelling ao site "BBC New Uk".

O site "Times Online" cita um time inglês, composto por Sir Francis Chichester, Robin Knox-Johnston e Dame Ellen McArthur, que estarão torcendo pelo robô Pinta. Esse robô é uma versão mais barata de um outro mais elaborado, o Beagle B. O Pinta também funcionará através de sensores diversos, que além de controlar o barco, irão coletar dados para pesquisas científicas.

A corrida do próximo ano contará com barcos de até 4 metros. Os que estão sendo testados este ano não passam da metade desse tamanho, mas a tecnologia utilizada é a mesma. Mark Neal, do departamento de ciência computacional da Universidade de Aberystwyth, que apóia a idéia, completa: "Isso pode parecer esotérico e trivial, mas há um enorme número de aplicações que poderiam ser beneficiadas por barcos robôs".

Magnet

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home