EUA planejam ambiente para guerras cibernéticas
 
Em 2006 a Índia afirmou ter planos de construir um exército robótico. Em 2007, a Estônia propôs a criação de um Centro de Ciberdefesa. Era óbvio que os Estados Unidos não iam ficar fora dessa, e a Agência de Pesquisa em Projetos Avançados de Defesa (DARPA) planeja construir um ambiente virtual para treinar ciberguerreiros.

De acordo com o site "Information Week", a DARPA pretende desenvolver o National Cyber Range (algo como Campo de prova cibernético Nacional), que seria algo parecido com a Matrix (do filme homônimo), ou com o holodeck do filme Star Trek. Nesse ambiente, os soldados irão testar estratégias de ciberguerras em ambientes simulados, treinando ciberguerreiros.

Esses treinamentos também seriam úteis para combater os mais famosos problemas atuais da Internet, como o phishing, simulando batalhas para proteger os preciosos dados da nação, noticiou o site "Engadget".

"O NCR se tornará um recurso nacional para testar ciberprogramas classificados e não-classificados", relatou a DARPA em seu pronunciamento. O NCR terá a habilidade de replicar sistemas e infra-estruturas militares, governamentais e comerciais, monitorando e gerenciando eventos. Suportará testes simultâneos, múltiplos e segmentados, limpando os recursos utilizados e os reimplantando no campo de testes, para obter resultados cada vez melhores.

Além do intuito de proteger melhor o país e desenvolver sistemas mais sofisticados de ciberguerra, um dos motivos para a criação do NCR seria a pesquisa de outros países, como a China, em atividades cibernéticas ligadas à guerra.

Magnet

 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home