Ásia se recupera após um dia sem Internet

Os serviços de telecomunicações da Ásia foram parcialmente restaurados nesta quinta-feira, depois que terremotos na região de Taiwan romperam cabos submarinos e deixaram milhões de usuários sem Internet e telefonia. Mas, com poucas rotas alternativas, o acesso ainda está lento e irregular.

  • O tráfego de telefonia voltou ao normal em algumas partes da Ásia, mas muitas operadoras no norte não conseguem voltar à velocidade total, um dia depois que usuários comerciais e residenciais de Seul a Sydney foram atingidos por uma das piores panes tecnológicas da região.

    A Chunghwa Telecom, principal companhia telefônica de Taiwan, disse que pode levar até três semanas para reparar seis cabos submarinos de propriedade de um consórcio de empresas de telecomunicações.

    Dois fortes terremotos na região de Taiwan na terça-feira, um deles de magnitude 7,1 de acordo com a agência norte-americana U.S. Geological Survey, romperam os cabos. Pelo menos cinco navios de manutenção com base na região estão a caminho das águas perto do sul de Taiwan para consertar os cabos, disse a agência reguladora das telecomunicações de Hong Kong.

    "Em geral, leva cerca de cinco a sete dias para reparar os cabos", informou a reguladora em comunicado. "Mas, por causa do terremoto, o leito submarino pode ter sido danificado e pode haver outros terremotos que afetarão o trabalho de manutenção." Os negócios na região pararam, mas muita gente disse que foi sorte ter acontecido durante período tranquilo de festas.

    Um dia sem Internet
    Operadoras regionais tentaram desviar o tráfego através de outras linhas, ou via satélite. Mas a troca para cabos alternativos colocou mais pressão sobre as redes asiáticas, provocando lentidão no acesso à Internet e problemas para discagem ao exterior.

    A KDDI Corp., segunda maior firma de telecomunicações do Japão, disse que seus serviços de telefonia ao exterior foram desviados para rotas alternativas, mas que cerca de 177 das linhas corporativas continuavam afetadas, frente a 290 linhas na quarta-feira. A NTT Communications, unidade da Nippon Telegraph and Telephone Corp., afirmou em comunicado que 87% de suas 243 linhas de transmissão de dados corporativas foram recuperadas e alguns dos serviços de Internet continuavam lentos.

    A KT Corp., principal operadora de linhas fixas e de banda larga da Coréia do Sul, disse que restaurou a maior parte dos serviços telefônicos, mas que os serviços de banda larga de alguns clientes, incluindo bancos e o Ministério do Exterior, continuam indisponíveis.

    A mídia local reportou que 36 agências de bancos estrangeiros da Coréia do Sul foram atingidas. O mercado de câmbio de Seul sofreu, com séria lentidão nas operações com o won na manhã da quarta-feira. Também foram registrados alguns problemas no importante mercado de câmbio de Tóquio, mas o sistema EBS, que intermedia boa parte das transações cambiais entre iene e dólar, parecia estar funcionando.

    Os cabos de fibra óptica que comunicam a China com o exterior foram afetados, deixando o país asiático praticamente sem comunicação com o resto do mundo. Taiwan,Filipinas, Indonésia, Cingapura e Tailândia também enfrentarm problemas de comunicações.

    As quatro principais empresas de telecomunicações que operam nas Filipinas - Philippine Long Distance Telephon (PLDT), Globe Telcommunications (Globe), BayanTel e Digitel - tiveram os serviços interrompidos ou prejudicados. Os problemas também afetaram as linhas telefônicas e as conexões de Internet.

    Em Jacarta, Indonésia os servidores de Internet e seus usuários também sofreram as inconveniências de serviços cortados ou a lentidão das conexões. Em Bangcoc, Tailândia, páginas na Web ficaram inacessíveis e outras demoram muito mais do habitual para serem carregadas.

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