Wikipedia lançará site de buscas com colaboração de internautas


da Folha Online

O criador da enciclopédia on-line Wikipedia anunciou nesta quarta-feira o desenvolvimento de um site de buscas concorrente aos líderes do segmento, Google e Yahoo!.

O novo projeto, chamado de Search Wikia (search.wikia.com), será tão revolucionário quanto a enciclopédia, garante o criador. "Tudo o que a Wikipedia fez pelo conhecimento, faremos com as buscas", explicou ao jornal francês "Le Monde" Jimmy Wales, criador da famosa enciclopédia on-line.

Ao contrário do sistema clássico de buscas, que utiliza algoritmos matemáticos para a oferta de resultados, a novo site promete encarregar os internautas de fiscalizar a pertinência dos resultados oferecidos nas buscas do Search Wikia.

Para Wales, os resultados oferecido de maneira automática são cada vez menos pertinentes devido ao uso comercial de sites que se apropriam do mecanismo de busca por algoritmos.

A solução passaria pela contribuição crítica dos internautas --utilizando o mesmo mecanismo de informação "wiki" da wikipedia, que permite a modificação de conteúdo muito rapidamente por colaboração voluntária.

Os internautas constituirão a base de dados de resultados com sites confiáveis, aumentando a pertinência dos resultados e bloqueando possíveis "spams" e sites comerciais.

Segundo o jornal britânico "The Times", o lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2007. "O modelo econômico será fundamentado em publicidade", garantiu Wales, afirmando que é "preciso transparência nas buscas assim como na informação".
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home