Ministério Público Federal denuncia presos em operação "Ctrl+Alt+Del"


da Folha Online

O Ministério Público Federal do Pará deu entrada em ações criminais contra 46 pessoas envolvidas em fraudes na internet. Todos estão presos desde o último dia 7, quando a Polícia Federal desencadeou a operação "Ctrl+Alt+Del", após seis meses de investigação.

Segundo a acusação do procurador José Augusto Torres Potiguar, os denunciados espalhavam pela internet programa de computador denominado "cavalo de tróia" (trojan), que, ao ser aberto, captura informações de usuários de computadores infectados. As informações são remetidas para e-mails da quadrilha.

Uma segunda forma de atuação é a emissão de mensagens anunciando uma suposta inadimplência da vítima com serviços de proteção ao crédito. Nas mensagens, eram pedidos dados bancários do internauta.

Há ainda a criação de uma "página clone" de sites de instituições bancárias para onde os usuários são direcionados após tentarem acessar os bancos por provedor que tenha sido infectado pelos membros da organização.

Os presos foram denunciados por crimes de furto qualificado, violação de sigilo bancário, violação de sigilo telemático e formação de quadrilha. A pena de prisão requer que os acusados tenham seus bens apreendidos e que o dinheiro seja revertido em favor da União Federal.
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home