SP distribuirá Pluviômetros caseiros a parte da população


A Defesa Civil da capital paulista começará a distribuir, na próxima semana, um equipamento feito a partir de garrafas plásticas: o pluviômetro caseiro, que ajudará a medir o volume das chuvas. O aparelho improvisado será entregue à população das áreas de risco.

O pluviômetro é um funil adaptado na garrafa pet que irá armazenar a água da chuva. O vasilhame cumprirá o papel de uma régua para indicar a quantidade de líquido em milímetros.

Um milímetro corresponde a um litro de água dentro de um espaço de um metro quadrado. O normal nesta época do ano é chover seis litros e meio de água. Numa tempestade como as que estão ocorrendo este mês, no entanto, pode chover em média oito vezes mais.

Nesse tipo de equipamento caseiro, há uma graduação que vai até 200 milímetros para indicar se o volume de chuva oferece riscos. O nível de atenção vai de 50 a 70 milímetros. O de alerta de 70 a 100 milímetros. E a partir daí o alerta é máximo.

“Por mais que a gente se prepare, sempre vêm surpresas”, diz Jair Lima, coordenador da Defesa Civil do município. A distribuição do pluviômetro foi idéia de um estagiário, rapidamente aceita. Os equipamentos começam a ser entregues no dia 15 de dezembro.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) aponta que o aumento da temperatura provoca tempestades mais freqüentes e localizadas. É comum o temporal castigar uma região enquanto em outro ponto da cidade, na mesma hora, quase não chove.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home