Oposição libanesa faz ato para demonstrar união de muçulmanos
Por Crispian Balmer

BEIRUTE (Reuters) - Um clérigo libanês sunita liderou nesta sexta-feira milhares de manifestantes xiitas antigoverno em prece, em uma mostra de unidade muçulmana destinada a acabar com temores de divisões sectárias.

A oposição liderada pelo Hezbollah está, há uma semana, à frente de uma campanha de protestos para derrubar o governo do primeiro-ministro Fouad Siniora, que tem apoio do Ocidente.

O Hezbollah, que é xiita, é a força mais poderosa da oposição. Siniora é sunita e seu principal aliado, Saad al-Hariri, líder da maioria parlamentar, também.

O chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, exortou na quinta-feira os simpatizantes a participarem da cerimônia para demonstrar união muçulmana.

"Não haverá luta entre xiitas e sunitas no Líbano", disse Nasrallah a dezenas de milhares de manifestantes no centro de Beirute, através de transmissão de vídeo.

Em ataque duro, Nasrallah acusou membros da coalizão anti-Síria, que tem maioria, de ter feito campanha junto a Washington para Israel atacar o Líbano em julho, a fim de destruir o Hezbollah.

Ele disse também que Siniora tentou fazer com o que o Exército libanês cortasse as rotas de suprimento de seus guerrilheiros durante os 34 dias de guerra.

Fontes do governo negaram as acusações.

A oposição, que inclui um partido cristão, paralizou o centro de Beirute por uma semana com seus protestos, que não dão sinais de arrefecimento.

Alguns analistas acreditam que a tensão pode se transformar em violência em um país que passou por duas guerras civis nos últimos 50 anos.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home