Carro terá chip processador de imagens

A fabricante japonesa de microchips NEC Electronics começou hoje a vender processadores automotivos de detecção de imagens. Os primeiros chips equiparão um modelo Lexus, da Toyota Motor, que será lançado até o final do ano.

O novo Lexus LS460 com processadores de imagens vai automaticamente acionar os freios uma fração de segundo antes de atingir um pedestre ou veículo para evitar uma colisão ou reduzir o impacto.

O processador pode diferenciar veículos, pedestres e faixas pintadas nas ruas e estradas, e as montadoras podem usar o dispositivo em mecanismos de segurança.

Os chips controlam atualmente grande parte das funções de um carro, de trancas elétricas a controles de consumo de combustível, e a NEC Electronics espera conquistar uma participação de 40% do mercado emergente de detecção de imagens em automóveis em 2015.

"Nossa participação será pequena em 2010, mas ao aumentarmos a quantidade de imagens que o processador reconhece, esperamos nos tornar o padrão para montadoras do mundo todo em 2015", disse a jornalistas Yoshirou Miyaji, gerente-geral de sistemas automotivos da NEC Electronics.

A empresa projeta que as vendas anuais dos chips detectores de imagens cresçam para 20 bilhões de ienes (US$ 172 milhões) em 2015, o que equivaleria a 3% das vendas totais da fabricante de processadores em 2005.

A produção mensal deve atingir 10 mil unidades no fim do ano fiscal de 2007. Em 2010, a NEC Electronics espera que 4 milhões de carros tenham chips detectores de imagens instalados, com o mercado crescendo para 8,6 milhões em 2012 e 18 milhões em 2015.

A companhia, oitava maior fabricante de chips do mundo, 70% controlada pelo conglomerado NEC, divulgou prejuízo operacional de 5,76 bilhões de ienes no trimestre encerrado em junho, com vendas baixas de processadores para celulares. A empresa vê no setor automotivo uma fonte de crescimento de demanda no longo prazo.

A tecnologia de reconhecimento de imagens é mais conhecida por permitir que câmeras de segurança sofisticadas identifiquem indivíduos específicos em uma multidão e o mercado para veículos ainda é pequeno. A Honda Motor também tem desenvolvido carros que alertam o motorista ou desviam a trajetória antes de bater em um objeto.
  Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home