Aprenda a limpar seu computador


GUSTAVO PETRÓ
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Cuidar do seu computador é uma tarefa importante que colabora para mantê-lo funcionando por muito mais tempo. Por isso, a limpeza do gabinete e dos periféricos deve ser realizada regularmente, assim como o backup, a cópia de segurança de seus arquivos mais importantes, para poder recuperá-los caso ocorra algum problema com seu micro.

Para uma limpeza geral do computador, é essencial ter uma flanela. "Ela deve estar seca ou, no máximo, umedecida com água", explica Rodnei Kojima, diretor de serviços de TI e Telecom da Computeasy. "Não é indicado utilizar nenhum produto que possua alvejante em sua composição, pois esse químico pode estragar os materiais plásticos do aparelho."

Líquidos em excesso podem escorrer e molhar as partes internas do PC. Caso entrem em contato com os circuitos, danificam todo o sistema. "Qualquer tipo de líquido que entre em contato com a placa-mãe, por exemplo, certamente vai estragá-la ", afirma Kojima.

Na limpeza do teclado, onde a sujeira fica acumulada entre as frestas do periférico, o melhor é utilizar um miniaspirador. "As pessoas cometem um grande erro quando utilizam ar comprimido para limpar a sujeira de um teclado", explica José Antônio Ramalho, colunista da Folha. "Desse modo, toda a sujeira é empurrada para dentro dos conectores, prejudicando o funcionamento."

Já a parte interna do mouse pode ser limpa com um cotonete levemente umedecido.

É preciso ter cuidados de sobra com a higiene de um monitor LCD. O ideal é utilizar um algodão ou uma flanela umedecida com água ou com um produto de limpeza específico para o aparelho. "Um cuidado muito importante na hora de limpar o LCD é não apertar com força a tela. Caso contrário, o monitor pode quebrar", diz Ramalho.

Segurança dos arquivos

"O backup não é realizado por um grande número de pessoas porque elas ainda não perderam arquivos de extrema importância para sua vida ou para seu trabalho", afirma Ramalho.

Mas, assim como fazer a limpeza da máquina, é importante ter uma cópia de segurança atualizada de seus arquivos. Ela pode ser feita em um pendrive, em um disco rígido externo ou em um DVD gravável --alguns dos meios mais seguros para o armazenamento.

"Um pendrive é indicado para quem utiliza arquivos pequenos, como textos e planilhas. Já para quem quer ter uma cópia de suas fotos e vídeos, um DVD gravável é indicado", diz Rodnei Kojima.

Não existe problema em utilizar uma mídia regravável, mas é necessário estar atento na hora de reutilizá-la para não perder os arquivos gravados anteriormente.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home