Óculos com cristal líquido faz foco automático
 


Cientistas da Universidade de Arizona, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema de lentes de cristal líquido que mudam o seu poder focal. A nova tecnologia irá permitir que no futuro não seja necessário trocar de óculos na medida que o grau se modifica.

"Por enquanto, o protótipo somente liga e desliga e grau", disse Nasser Peyghambarian, professor da Faculdade de Ciências Óticas da instituição. "Mas um dia isto vai funcionar como o foco de uma câmera. Óculos saberão onde focar, assim como a máquina fotográfica."

O óculos é feito de basicamente duas peças de vidro planos a cinco micra (um vigésimo da espessura de um cabelo humano) de distância um do outro. O espaço entre as lâminas é preenchido com cristal líquido, assim como as telas de notebooks.

O vidro das lentes têm sobre eles uma camada de óxido de estanho e índio, que é um eletrodo transparente. Ao contrário de eletrodos feitos de alumínio ou ouro, este óxido transmite a maior parte da luz incidente. Com uma carga menos que dois volts, a orientação das moléculas de cristal líquido muda, assim como o índice de refração, modificando o foco.

Os pesquisadores ainda não têm previsão para a conclusão dos estudos com o óculos com foco automático ou seu lançamento comercial.
  Terra

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home