Software rastreia mudanças de "humor" na Internet
 


Um programa chamado MoodViews, criado por três pesquisadores de uma organização holandesa para pesquisa científica, aponta as tendências de humor de mais de dois milhões de blogueiros. O objetivo é revelar um "padrão de comportamento" geral da web naquele momento.

"As respostas claramente mensuráveis a eventos em escala mundial sugerem que estes instrumentos podem perceber o humor global", afirma ao site TechWeb Maarten de Rijke, professor da Universidade de Amsterdã. A cada dia, o MoodViews revisa 150 mil postagens em blogs em busca de palavras-chave e indicadores de humor dos usuários do site Livejournal, e então categoriza-os em 30 a 40 graduações, desde "aborrecido" e "confuso" a "excitado" e "esperançoso".

Os resultados são publicados diariamente como uma série de gráficos no site do programa. O MoodViews é formado por três componentes: o Moodgrapher, que vasculha a internet registrando os níveis de humor; o Moodteller, que tenta prever os humores futuros e compara suas estimativas com o registrado de fato e o Moodsignals, uma ferramenta beta que identifica picos de humor e tenta interpretar estes máximos através de uma análise adicional do conteúdo dos blogs.

Dentre outros sucessos, o MoodViews apontou um grande pico do sentimento amado no chamado Valentine's Day (14 de fevereiro) e picos do termo "preocupado" nos dias que se seguiram ao furacão Katrina. A pesquisa de Rijke pode ser acessada no endereço snurl.com/phfz
  Magnet

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home