Software burla censura chinesa na Internet

A empresa UltraReach desenvolveu um software para burlar a censura online imposta pelo governo da China. Nos últimos meses, o bloqueio tornou-se ainda mais severo depois dos acordos realizados com empresas como Microsoft, Yahoo e Google, que resolveram auxiliar na filtragem de conteúdo dito "subversivo" no braço chinês da internet. O endereço da empresa é www.ultrareach.com.

Por meio do UltraSurf 6, usuários que desejem navegar sem serem monitorados são capazes de fazê-lo através de um proxy engenhoso e criptografado que trabalha em conjunto com o Internet Explorer. Como se sabe, proxys são serviços online que permitem a um internauta realizar conexões indiretas em rede para outros serviços.

O grupo de cientistas e engenheiros que formam a empresa se empenha na quebra bloqueios da censura chinesa e hoje já consegue levar um pouco de privacidade a parte dos mais de 100 milhões de sino-internautas que querem navegar, se comunicar via webmail, através mensagens instantâneas ou se expressar livremente em fóruns de opinião.

É claro que o governo chinês já está de olho em uma maneira de barrar o UltraSurf 6, mesmo que seja partindo para a violência. De acordo com uma entrevista feita com um dos cientistas, que pode ser acessada no site PBS, através do atalho snurl.com/pg8l, um de seus parceiros foi pego e literalmente levou surra de agentes chineses. O cientista entrevistado, obviamente, diante da desagradável possibilidade de também levar uma escovada de Kung Fu ou Hapkidô, optou por permanecer anônimo.

As medidas para manter a censura no país tendem a ficar cada vez mais complexas, já que qualquer tipo de manipulação digital, por mais automatizada que seja, sempre necessita de um mínimo de intervenção humana, e a população online na China está cada vez maior, crescendo a uma média de 18% ao ano, conforme noticiado no site TCS Daily. Se o ritmo for mantido, até 2015 o número de internautas por lá será de 600 milhões, o que exigirá ainda mais agentes censores.

O software, que pode ser encontrado no site da empresa e baixado gratuitamente, possui pouco mais de 100 kB e apenas um arquivo executável, dispensando instalação. O programa é projetado para rodar junto ao Internet Explorer e a outros softwares da Microsoft, o que não impede que seja adequado para funcionar também com outros navegadores, como Opera e Mozilla, sendo que, para estes há que se entender um pouco mais de redes e proxys de modo a configurar corretamente as opções.

Outro software para furar o bloqueio imposto pela censura chinesa é o DynaWeb, que foi desenvolvido pela DIT - Dynamic Internet Technology (www.dit-inc.us) - e até novembro de 2005 já havia sido baixado mais de 200 mil vezes. A luta de empresas como UltraReach e DIT contra a censura chinesa começou em meados de 2002 e aparentemente é uma batalha que ainda se estenderá por um longo tempo.
  Magnet

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home