IBM constrói o primeiro circuito molecular
 


Técnicos e cientistas da IBM criaram o primeiro circuito completo e integrado construído sobre uma única molécula de nanotubo de carbono. Os testes marcam um passo crítico para a integração da tecnologia com as atuais técnicas de fabricação de chips, já que o novo material traz melhorias significativas em relação ao silício.

A IBM declarou que a nova técnica pode ajudar a simplificar o processo de fabricação de chips e que criou uma fundação com o intuito de testar o material em diversas aplicações eletrônicas, inclusive processadores de PC.

O circuito construído pelo time de pesquisadores da IBM foi um anel oscilador, tipicamente utilizado em testes para avaliar novos processos industriais. Integrando o circuito sobre um único nanotubo do tamanho de uma molécula, o time da empresa notou que o tempo de resposta do circuito foi um milhão de vezes mais rápido do que circuitos experimentais produzidos anteriormente.

Entretanto, a tecnologia utilizada atualmente, que utiliza silício, ainda é mais rápida que a do nanotubo de carbono, mas a IBM acredita que os novos processos de fabricação de nanoestruturas podem plenificar o potencial do novo material. "Estamos explorando novas tecnologias além dos chips de silício para impulsionar um significante desempenho de PCs. Chips de silício continuarão melhorando, mas precisamos olhar décadas à frente no futuro", declarou Joerg Appenzeller, membro da equipe de pesquisas da IBM, ao site Sci-Tech Today.

Segundo Appenzeller, os nanotubos de carbono são ideais para processadores de alto desempenho porque o material não resiste à corrente elétrica e pode executar cálculos mais rápidos. Exemplificando, o pesquisador declarou que os elétrons se movem dentro dos nanotúneis sem perder muita energia.
  Magnet

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home