Empresa quer lançar bateria de papel em dois anos
 


Após dez anos em desenvolvimento, finalmente as baterias de papel podem ganhar o mercado. Isto porque a companhia Enfucell, uma subsidiária do Laboratório de Automação da Universidade de Helsinki, recebeu novos investimentos para levar o projeto adiante e transformar as baterias de papel em produtos comerciais.

Os cientistas da companhia criaram uma bateria com uma estrutura imprimível e que usa papel contendo o eletrólito como separador entre ânodo e cátodo. Chamada de SoftBattery, ela será a fonte de força para aplicações de microeletrônica como cosméticos, cartões de saudação, sensores, smart cards, LEDs em papel, e-paper e RFIDs ativos, entre outras. A Enfucell garante que a SoftBattery possui diversas vantagens em relação aos concorrentes, pois seu custo é baixo, é flexível, pode ser integrada facilmente em diversas aplicações e ainda jogada fora sem nenhuma cerimônia.

O princípio físico por trás da bateria de papel é exatamente o mesmo de qualquer bateria comum, ou seja, ela converte energia química diretamente em eletricidade. No caso, ela pode prover em torno de 1.5 volts. De acordo com o EETimes estas baterias são estáveis e suportam grandes temperaturas e altas taxas de umidade sem que sua integridade seja afetada.
 
Magnet

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home