Net e Embratel começam a vender "telefone a cabo"

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SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

A Net e a Embratel se uniram para vender serviços de telefonia fixa --principalmente para assinantes da TV paga e internet rápida (banda larga). O produto se chama "Net Fone Via Embratel", começou a ser vendido nesta semana e funciona como uma linha telefônica convencional --com a diferença de que a voz trafega pela rede de cabos da Net, e as tarifas são cobradas em minutos, e não em pulsos.

A instalação do aparelho custa R$ 300 (São Paulo), incluindo impostos. Cliente da Net ou do serviço de banda larga da empresa (Vírtua) está isento desta taxa. O chamado "terminal adaptador" --conecta um telefone sem fio aos cabos da Net-- tem de ser devolvido após o fim do contrato.

O pacote de créditos de 300 minutos (fixo para fixo) tem preço de R$ 34,90 --ou R$ 0,11633 o minuto, incluindo impostos e independente do horário da ligação. Esses valores (instalação e franquia) valem apenas para São Paulo, Campinas, Santos, Brasília, Belo Horizonte e Florianópolis.

De fixo para celular, o cliente paga R$ 0,65 o minuto. Também é possível ligar para fora da cidade e do país --longa distância nacional (R$ 0,25 entre fixos e R$ 1,20 entre fixo e celular) e internacional (R$ 0,95 --para os EUA, R$ 0,5326).

Entre usuários do "Net Fone", moradores da mesma cidade, não será cobrada nenhuma tarifa. Se eles ligarem para outra cidade, pagam R$ 0,11633 o minuto. Serviços como conferência a três, identificador, transferência e espera de chamadas serão gratuitos até o fim de 2007.

Para se ter idéia, só a tarifa residencial de assinatura básica da Telefônica custa hoje R$ 38,13 por uma franquia de cem pulsos. Acima disso, o pulso (até 4 minutos) está fixado em R$ 0,1472.

Reclamações

No início, o produto será oferecido apenas em nove cidades (São Paulo, Campinas, Santos, Rio, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte e Brasília), mas a área de cobertura será ampliada gradativamente para outras regiões, informam as empresas.

No dia 2 de abril, será lançada campanha publicitária com o mote de que o usuário da Net faz "barba, cabelo e bigode", uma referência à trinca de produtos agora disponíveis (TV, internet e telefonia). Para assinar o serviço, não é preciso ser cliente dos serviços da Net(TV e Vírtua). O telefone de vendas é 0800-726-0800.

Em entrevista à imprensa, executivos da Net e da Embratel evitaram divulgar expectativas de vendas do novo serviço. Informaram só que, neste momento, possuem "mais de 10 mil e menos de 100 mil terminais adaptadores" --isso dá menos de 4% da base de assinantes dos serviços de TV paga e banda larga da Net (2,5 milhões de domicílios).

"O lançamento marca a entrada da Net no mercado de 'triple play' [oferta conjunta de serviços de vídeo, voz e dados]", disse o diretor de produtos e serviços da Net, Márcio Carvalho.

Durante entrevista aos jornalistas, o executivo teve de enfrentar questionamentos sobre o serviço de atendimento ao consumidor da Net, alvo freqüente de
reclamações de usuários, e sobre a política de tarifas do "Net Fone". Ele sustentou que a empresa terá suporte técnico suficiente para o novo produto e que "não há pegadinhas" nos preços anunciados.

Diferente do VoIP

A Net e a Embratel evitam caracterizar seu produto como um serviço de VoIP (sigla em inglês para voz sobre plataforma de internet), justificando que é utilizada uma rede privada de cabos, e não a estrutura da "internet pública". O usuário também não precisa ter computador nem ser assinante de nenhum provedor.

Antes do "Net Fone", no início deste mês, a TVA, Telemar e a empresa de tecnologia Neo já haviam anunciado um serviço oferecendo ligações de longa distância por meio do sinal de banda larga. Há ainda o UOL Fone, em que também é possível comprar créditos para ligações. Seu funcionamento é semelhante ao da versão mais popular do Skype.

A união entre Net e Embratel concretiza os
planos das Organizações Globo, controladora da Net, e da mexicana Telmex, dona da Embratel e sócia da Globo na Net, de aproveitar ao máximo as infra-estruturas das duas companhias, lançando produtos em conjunto, no rastro da onda de convergência de tecnologias. O faturamento com o "Net Fone" será repartido entre as duas, em percentuais não-divulgados.

 

 
 

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