San Francisco terá rede gratuita de acesso à internet
 

Publicidade
NATALIA MARTÍN CANTERO
da Efe, em San Francisco

As empresas Google e Earthlink vão oferecer em toda a cidade de San Francisco uma rede de acesso sem fio e gratuita à internet. O projeto deu origem a suposições sobre os planos do Google de construir uma rede nacional Wi-Fi.

Um comitê da prefeitura de San Francisco escolheu na quarta-feira a equipe formada pelo Google e o provedor de acesso Earthlink para realizar o projeto, que permitirá o acesso à internet em parques, casas, escritórios e restaurantes da cidade.

As duas companhias competiam com seis rivais de peso, entre eles o grupo formado por Cisco, IBM e SeaKay, além da MetroFi, que já oferece o sistema Wi-Fi gratuito e pago em Cupertino e Sunnyvale, no Vale do Silício, ao sul de San Francisco.

Gavin Newsom, o prefeito da cidade, mantém uma relação estreita com os fundadores do Google, e até mesmo voou com eles no avião particular da empresa para a Califórnia quando terminou o Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), do qual participou.

No entanto, Chris Vein, diretor do departamento de Tecnologia da prefeitura de San Francisco, se apressou em negar que estas boas relações tenham algo a ver com a decisão tomada por sua equipe.

O Google, com sede em Mountain View (Califórnia) e a Earthlink, de Atlanta (Geórgia), competiam entre si até que decidiram unir suas forças no começo do ano.

Especula-se que o Google tenha planos para estender ainda mais seus domínios e entrar em um negócio que, até pouco tempo atrás, estava fora de seu foco. A prefeitura de Mountain View aprovou em novembro um plano para que o Google forneça acesso gratuito aos cerca de 70 mil moradores da cidade, no centro do Vale do Silício.

A Earthlink pagará a maior parte dos aproximadamente US$ 12 milhões pela construção e manutenção da rede nos próximos dez anos, mas provavelmente vai recuperar esta quantia com o serviço pago.

"San Francisco é uma das cidades mais progressistas do mundo, e nossos esforços combinados expandirão as possibilidades do que uma rede móvel pode fazer pelos moradores, negócios, governo municipal e visitantes", disse Donald Berryman, vice-presidente da Earthlink, no blog da empresa.

Um obstáculo ao sonho de internet universal em San Francisco é que a cidade, de 750 mil habitantes, tem muitos vales, colinas e edifícios altos.

O prefeito Newsom anunciou no ano passado seus planos para transformar a cidade na pioneira no acesso universal à internet sem fio. "Trata-se de um direito fundamental de todos os cidadãos", afirmou Newsom.

 
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home