Aprenda a encontrar músicas digitais

Publicidade
JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Apesar de acessar redes diferentes, os programas de troca de arquivos têm uma estrutura parecida e são semelhantes no jeito de usar. Após a instalação, geralmente, os softwares pedem para que o usuário defina quais serão as pastas que receberão os arquivos baixados e quais serão compartilhadas com outros usuários.

Para quem busca praticidade, é recomendado usar a mesma pasta para receber e para compartilhar arquivos. Assim, fica mais fácil controlar o movimento.

O próximo passo é o cadastro de usuário. Quem deseja evitar receber propaganda virtual pode criar um e-mail especial para a conta.

Quem tem um firewall ativado deve autorizar o acesso do programa de troca à internet. Do contrário, a conexão e os downloads não serão realizados.

Antes de fazer isso, confira se o programa tem um histórico complicado, como o Kazaa, que é acusado de instalar softs espiões, e avalie outras opções --hoje, o BitTorrent é um dos mais seguros.

Depois de ter todas as configurações definidas, chega a hora de se conectar à rede. Com exceção do eMule, que oferece servidores diferentes, que podem aceitar ou negar o usuário, dependendo de critérios técnicos, os programas de troca se conectam automaticamente sem pedir senhas.

Assim, basta ir até o sistema de busca do programa (search) e começar a procurar por conteúdo. Atualmente, os programas encontram arquivos de áudio e também de vídeo. Por isso, é interessante usar as opções de busca avançada e definir que tipo de mídia você quer encontrar.

Documentos com as extensões RAR, ZIP e LHA são arquivos compactados, ou seja, que trazem vários itens empilhados em um só documento. Para visualizar esse conteúdo, depois de terminar o download, é preciso usar o WinRar (www.rarlab.com). Ele mostra o que há dentro do arquivo e permite extrair individualmente cada pasta ou documento.

Seleção

Ao procurar por uma música, é comum se deparar com centenas de resultados idênticos. Para escolher em qual link clicar, o usuário deve estudar alguns dos detalhes apresentados.

O mais importante é a disponibilidade do download. Dependendo do momento, um usuário pode estar realizando o seu limite máximo de transferências, e você precisará ficar esperando a sua vez até que ele possa enviar dados para sua máquina.

Por isso, antes de clicar em um resultado da busca, veja se o arquivo está disponível para cópia imediata. Geralmente esse status é demonstrado por uma cor que contrasta com o cinza.

Outro detalhe a ser observado é a velocidade de conexão do dono da música que você quer baixar. Esse dado pode ser conferido na descrição Speed (velocidade) e na medição de tempo estimado para download.
 
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home