Precisa fazer contas? Use o Google

Buscador tem ferramentas pouco conhecidas, como calculadora e dicionário de definições, e responde até perguntas em inglês

Maurício Moraes e Silva

Quem nunca recorreu ao Google quando teve uma dúvida ou precisou sair em busca de um determinado site no meio do imenso palheiro da internet?
O que pouca gente sabe é que o buscador também serve para resolver cálculos matemáticos, mostrar definições de palavras, converter moedas do mundo todo, encontrar teses acadêmicas sobre qualquer assunto e responder a questões simples de conhecimentos gerais. Isso só para dar alguns exemplos. Por trás de uma das home pages mais visitadas da rede há uma série de ferramentas bem pouco conhecidas, que transformam o buscador em um oráculo extremamente sofisticado.

Para fazer contas, não há nenhum segredo. Basta digitar o cálculo no campo de buscas que a resposta vem em uma fração de segundos. Faça o teste e digite 2+2, seguido da tecla “enter”. Logo abaixo do óbvio resultado aparece um link para “Mais informações sobre a calculadora”. Ali está a lista em inglês de todas as operações disponíveis, que incluem desde soma, subtração, multiplicação e divisão até assuntos mais espinhosos, como logaritmo, fatorial, raiz quadrada e trigonometria. É possível usar até mesmo números binários e hexadecimais.

Como a maioria das funções desconhecidas do Google foi desenvolvida para os norte-americanos, saber inglês ajuda muito na hora de usá-las. A calculadora, por exemplo, descobre porcentagens por meio de uma expressão na língua do Tio Sam. Para descobrir quanto é 20% de 30, basta escrever 20% of 30. Dá para ir mais longe e usar quaisquer unidades de medida em qualquer cálculo, misturando até mesmo centímetros com milhas, megawatts com kilowatts, etc. Chegar à área de um terreno de 17 m por 15 m é muito fácil. Digite 17 meters * 15 meters e veja o resultado: 255 m².

Agora imagine que você vai viajar para o Chile e quer saber qual é a cotação do peso chileno em reais. Sem problema. É só digitar 1 brazilian real in chilean peso. O Google também tem um conversor de moedas embutido, que entende os termos em inglês. O site avisa, contudo, que existe a possibilidade de os valores estarem um pouco desatualizados e recomenda ao visitante que utilize os dados apenas como uma referência. Como base para operações financeiras, nem pensar. Aí é melhor perder tempo e consultar diretamente os bancos ou dar uma olhada no caderno de Economia do Estado.

Mas nem só de contas vivem as ferramentas misteriosas do buscador. Ele também encontra definições para tudo o que se possa imaginar e ainda indica a fonte da informação. Curioso para saber o que é Wi-Fi? Ou que raios é a teoria do big- bang? Digite o comando define: – “defina”, em inglês –, seguido de outro termo, também em inglês. Pode ser o nome de uma personalidade, um conceito científico, uma palavra pouco conhecida, um acontecimento histórico ou o que mais a imaginação permitir.

Os resultados costumam aparecer em inglês, mas podem vir também em outros idiomas como francês, espanhol, alemão e até russo. Isso vai depender das fontes usadas pelo Google para dar a resposta, que podem estar em outras línguas.

Existem outras surpresas. O site consegue responder a perguntas simples, que incluem a data de aniversário de celebridades internacionais, a população de cada país e a localização de uma capital mundial, entre outras coisas. Nem sempre existem respostas para as questões formuladas, mas não custa nada tentar. Para usar a ferramenta, é preciso primeiro entrar no site americano (www.google.com). Depois disso, formula-se a pergunta em inglês – Who is the president of France? (“Quem é o presidente da França?”), por exemplo.

A resposta aparece antes dos sites que contenham alguma referência relacionada. O problema é que o sistema não avisa quando não tem a informação, o que dá origem a situações inusitadas. Se você perguntar quem é o presidente da Inglaterra – que não existe –, receberá uma lista de sites que falam da visita de George W. Bush à Grã-Bretanha, um link para um artigo de revista médica e uma home page com vagas de emprego.

ARQUIVOS
O Google pode ainda ser útil na busca por textos em diferentes formatos de arquivo. Para encontrar planilhas que tenham dados sobre a saúde no Brasil, basta escrever saúde no Brasil seguido do comando filetype: e da extensão do arquivo – xls no caso do Excel, pdf para os documentos feitos no Adobe Acrobat e doc para textos do Word, entre outros. Isso facilita muito a vida de quem precisa de fontes com números confiáveis e antes perdia um tempo enorme esquadrinhando sites de órgãos oficiais e ministérios. Já o endereço scholar.google.com permite pesquisar teses e artigos acadêmicos.

Há outras funções bem interessantes, mas muito específicas, como as buscas de endereços nos EUA, Grã-Bretanha e Canadá e de telefones norte-americanos. A lista completa das ferramentas do Google pode ser vista no endereço www.google.com/help/features.html.

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home