Programas caseiros de TV já começam a se espalhar pela internet

Sarah Boxer / The New York Times

Depois do blog veio o fotolog e então, de repente, no ano passado, o videoblog. Videobloggers, também conhecidos como vloggers, são pessoas que regularmente postam vídeos na internet, criando programas primitivos para qualquer um que queira assistir. Alguns vlogs são programas de culinária, outros são minidocumentários, programas fictícios de notícia e uma parte quase filmes de arte.

A maioria simplesmente é um registro da vida comum. O iDas Vlog recentemente demonstrou as vantagens de urinar na privada do banheiro. O Village Girl postou o vídeo da filha de 2 anos de idade dançando com uma amiga. Josh Leo registrou a si mesmo percorrendo suas antigas fotos de bebê e projetos de arte. (O primeiro livro que escreveu quando criança, No, é excelente.) Fat Girl From Ohio é um homem que publica vídeos da gravidez da mulher.

Como o videoblog Reality Sandwich recentemente colocou, citando um mantra da vlogosfera: “Ei, o mundano é o novo punk.”

Por enquanto, o mundo do videoblogging é tão pequeno que parece que todos os vloggers se conhecem e um participa do trabalho do outro. Por exemplo, dois vloggers, Amanda Congdon e Richard Hall, recentemente se encontraram e o encontro foi colocado no vlog e blog de pelo menos três sites diferentes, sob mais de uma perspectiva. Michael Verdi, que escreveu Vlog Anarchy, um manifesto, tem duas filhas pequenas, Lauren e Dylan, ambas com videoblogs. (Lauren exibe seus prêmios culinários; Dylan brinca com Neopets.com e fala sobre um menino que não consegue acertar o nome dela.) No entanto, essa nova mania já está começando a parecer bastante com a televisão, pelo menos em algumas características. Alguns vlogs até compartilham as preocupações da televisão, a principal é a preocupação em colocar regularmente no ar uma nova programação.

Por exemplo, o Rocketboom, um vlog divertido postado por Amanda, se parece com o quadro Weekend Update, sátira ao noticiário das grandes redes feito pelo Saturday Night Life.

Amanda tem um visual estranho. Ela senta numa mesa em frente a um mapa lendo notícias de um maço de folhas de papel. Quando termina, as joga para o alto. Ela tem correspondentes (que fazem coisas como revelar o fim do último livro de Harry Potter) e usa bonitos óculos nerd.Recentemente, ela pediu ao público que mandasse idéias de reportagens.

Outro vlog, o Carol and Steve Show, no qual um casal oferece o tédio de suas vidas diárias – fazer compras, ir para a academia, discutir sobre American Idol –, roubou sua forma e seu tema musical do universo dos seriados. Quer se vender, mas quem vai comprar?

Um dos vlogs mais interessante é o 05 Project, trabalho de um jovem de 18 anos de idade em Keynes, Inglaterra, Ian Mills, que prometeu postar um vídeo por dia durante o ano inteiro. Ele começa quase toda gravação se aproximando da câmera e falando para o público com uma doce intimidade, “O.K., então hoje...”

Em janeiro, ele mostrou o interior de seu closet para provar que não possui apenas uma roupa, mas duas. Em fevereiro, ele filmou um canguru de pelúcia pedindo informações a um urso de pelúcia sentado em frente do microondas. Em março, há o vídeo de um incêndio, com a frase: “Tô tão feliz por ter ido à casa dos meus avós. Se não tivesse ido, não teria visto isto.”

Mas agora o 05 Project está começando a se parecer com o Fear Factory, sem a audácia. Em junho, quando Mills percebeu que estavam faltando idéias, ele pediu ao público que o desafiasse: um desafio fácil, um médio e um difícil. Em cada episódio de Desafie Ian, ele cita os três desafios, escolhe um, e então se filma fazendo-o.

Uma de suas características é que ele sempre aceita o desafio fácil. “Não vou fechar meus dedos na porta”, disse ele em um dos episódios. “Isso não é Jackass”, falou, referindo-se ao programa de televisão .

Até agora ele comeu ovo cru e vomitou; pulou em um espelho d’água completamente vestido e girou até ficar tonto. Isso não parece muito.

Mas Mills possui bastante senso de ritmo e drama. Ele tem a cara-de-pau de David Letterman e as respostas diretas de Conan O’Brien. Resumindo, possui carisma de televisão.

Até agora, aparentemente, os videobloggers não concordam com a definição dos vlogs. “Por que a pressa em encontrar uma definição?”, Verdi pergunta em seu manifesto de vídeo. “Seria como tentar escolher uma carreira e uma companheira para um recém-nascido.” Mas, na verdade, o recém-nascido parece ter escolhido sua companheira. É a televisão!

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home