Risco nas mensagens instantâneas

Mania entre os adolescentes, programas como o Messenger alargam horizontes, mas se tornam fonte de preocupação para pais 
Fernanda Danelon

Especial para o Estado

Quando João, de 10 anos, chega à casa do melhor amigo, corre para o computador. Acessa o programa de mensagens instantâneas MSN Messenger, da Microsoft, e passa horas conectado, conhecendo pessoas e trocando arquivos em conversas online.

Seu pai, o apresentador de TV Edgard Piccoli, já foi alertado pelos pais do amiguinho: "Disseram que o próprio filho, eles controlavam. Mas que o meu filho, o João, era impossível", conta o VJ da MTV, que não tem computador em casa.

Tanto a vontade que João tem de conversar com os amigos por meio do Messenger quanto a preocupação de seu pai são justificadas.

Principal mensageiro instantâneo, o programa da Microsoft é usado por 7,2 milhões de internautas no Brasil e chega a 75% das casas que estão conectadas à rede mundial, segundo levantamento do Ibope/NetRatings. A mesma pesquisa mostra também que 81% dos internautas de 12 a 17 anos usam o Messenger.

Para a garotada, o programa é uma maneira de manter contato com vários amigos ao mesmo tempo e também de fazer novas amizades, descobrir pessoas com interesses comuns.

Para os pais, é uma fonte a mais de preocupação. Pois, mesmo com os filhos dentro de casa, na hora em que eles acessam um programa que permite troca de mensagens e arquivos, estão expostos.

Se, ao sair na rua, um adolescente pode encontrar todo tipo de gente, ao usar um mensageiro instantâneo, um jovem também pode encontrar "amigos" que armem ciladas, o assedie ou enviem material impróprio, como pornografia.

Um problema adicional, no caso dos mensageiros instantâneos, é o fato de que não há nenhum tipo de filtro ou controle parental que possa ser aplicado. Os pais têm de decidir se deixam ou não os seus filhos usarem esse tipo de programa.

No Messenger, a única maneira de exercer controle sobre o conteúdo do que está sendo visto e escrito pela garotada é habilitar a ferramenta de histórico, que registra todas as conversas e as grava numa pasta do computador, que pode ser acessada pelo programa. O problema, como o próprio site da Microsoft identifica, é que é fácil desabilitar essa ferramenta.Uma boa conversa entre pais e filhos é mais produtiva.

O caminho da conversa foi o escolhido pelo apresentador da MTV e por sua mulher."A gente conversa muito, mostra os casos de crimes que acontecem pela internet, alertamos sobre os riscos e sempre conversamos com os pais dos amigos. Gastar saliva é a solução."

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home