Novo programa pode dar fim aos direitos autorais

Um software impossível de ser detectado, capaz de tornar obsoletos os tradicionais direitos autorais da música, pode estar disponível "às massas" no final do ano. A indústria do entretenimento luta para defender um antiquado sistema de direitos autorais que fracassará frente à evolução tecnológica, avaliou Ian Clarke, do Freenet Project, ao analisar o novo software "darknet", termo usado para redes e tecnologias que permitem aos usuários copiar e compartilhar material digital.

Uma versão de teste do novo programa, mais compreensível para engenheiros em computação do que para eventuais usuários da Internet, já estava disponível para baixar ontem de manhã no site do Freenet, afirmou Clarke.

"Inventamos uma maneira de poder ter um 'darknet' com milhões de potenciais usuários", explicou Clarke, acrescentando que "esperamos ter algo adequado para lançar no Natal".

Os estúdios de música ganharam uma recente decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que estabelece que os serviços on-line que ajudarem na troca ilegal de arquivos são cúmplices.

Clarke comentou que o Freenet (http://freenet.sourceforge.net/)está fazendo a tecnologia avançar, ao defender ideais democráticos de comunicação sem restrições. "Nossa meta nunca foi estimular a violação dos direitos autorais, mas não se pode ter liberdade de comunicação e proteger as leis de direitos do autor. Os dois são mutuamente excludentes", frisou.
 
AFP

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home