Programa de webmail brasileiro ganha o mundo

O Uebimiau, programa brasileiro de acesso a e-mails pela Web, está traduzido em 21 idiomas e presente em 90 países, entre os quais Estados Unidos, Alemanha, Canadá e China.

São Paulo - Um programa de webmail, de código aberto, criado em 1999 pelo brasileiro Aldoir Ventura, ganhou o mundo e está atualmente traduzido para 21 idiomas e presente em 90 países, entre os quais Estados Unidos, Alemanha, Canadá e China. No Brasil, ele foi adotado pela Universidade de São Paulo, pelo Senac e por vários órgãos públicos.

Ventura, bacharel em Ciência da Computação e, na prática, analista de sistemas, batizou sua cria de Uebimiau , nome que em princípio causou estranheza mas que acabou pegando.

“Foi a forma que encontrei de escrever webmail em português. Hoje, a marca, que traz um gato como símbolo, é bem conhecida no exterior”, ele conta.

O analista de sistemas não sabe dizer exatamente quantas empresas usam o Uebimiau, mas lembra que ele está instalado até mesmo em computadores do governo chinês.

“Parece que construímos o webmail mais distribuído no mundo e a comunidade do software livre nem fazia idéia que isso poderia acontecer", ele diz.

Entusiasmado com o sucesso do Uebimiau, Ventura está lançando uma nova versão mais robusta do software, com instalação mais fácil e novas ferramentas de segurança.

João Magalhães

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home