A depressão

O cérebro comanda indiretamente o corpo e todas as suas funções. Seu mecanismo está ligado a uma rede de alarme, que ao sinal de qualquer distúrbio sinaliza-o através da doença. Existe uma expressão chamada "escolha o seu mal".

Se estamos irritadiços, o corpo responderá com uma alergia. Se alguém tem algo no músculo cardíaco, está endurecido em relação ao amor; mágoas podem transformar-se em problemas no sistema imunológico e a timidez, está presente no sistema motor e assim por diante.

Precisamos acionar nosso médico interno, para manter a saúde perfeita, pois o corpo representa a autobiografia do ser pensante. A depressão deriva do verbo latino deprimo, que significa "subjugar" e "reprimir". Os pesquisadores Thorwald Dethlefsen e Rudiger Dahlke no seu livro A doença como caminho orientam que a pessoa depressiva sente-se subjugada ou está reprimindo algo, apresentando três fatores psicológicos básicos para isto:

Agressividade: que não é exteriorizada transformando-se em dor física; ou seja, o agressor torna-se vítima Responsabilidade: um modo de evitar compromissos Recolhimento: privação de companheirismo e comunicação.

Segundo a OMS, um em cada cinco indivíduos é afetado pela doença e atinge na sua maioria a faixa de trinta a quarenta anos. É temporária, mas deve ser tratada usando medicamentos e terapia. "A depressão é uma doença (e não apenas tristeza) e muitos tem preconceito em procurar um psiquiatra. Ela é causada por uma disfunção neuroquímica (serotonina e noradrenalina) no cérebro.

Saber qual o nível de depressão e se existe uma herança genética será determinado através de um tratamento", conforme explica o Dr. Ricardo Alberto Moreno, psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ela se apresenta em crianças, jovens, adultos e velhos de ambos os sexos.

Na criança, a depressão pode ter sua origem associada a separação dos pais ou a morte de um ente querido, com estes sintomas: idéia de que nada dá certo, desinteresse em brincar com amigos, excesso de sentimento de culpa, desejo em ficar sozinho, cansaço após atividades físicas, irritação, agressividade, sente mais ciúmes, dificuldade para dormir, mudança de alimentação e submissão aos outros.

Geralmente a depressão fica adormecida e em alguma ocasião pode ser liberada. Leia alguns sintomas que ocorrem com mais freqüência nos adultos: sensação de fracasso, falta de apetite, dores de cabeça, taquicardia, descontrole menstrual, prisão de ventre, dores na coluna, sensação de culpa, fadiga, preguiça, dificuldade de concentração, culpa e inutilidade, além da lentidão motora. Quem convive a muitos anos com a depressão pode apresentar-se temerário quando pensa em eliminá-la. Sem a doença, terá que enfrentar a vida.

Quem usa freqüentemente as palavras "não, nunca, jamais, dívida, mágoa, odeio, detesto, como vai dar certo se tudo dá errado só para mim" etc., é depressiva. Todos os seres humanos, ricos ou pobres tem bons e maus dias. Isto acontece com todos. Mas não deixe que isto estrague o dia seguinte. Diga à sua mente que amanhã a depressão dará lugar a uma grande alegria. Dizem que quando o diabo fecha uma porta, Deus e seus anjos abrem dez janelas. Nada que é ruim permanece para sempre.

Só não tem problemas quem está no cemitério. Se você acha que lá estaria melhor, compre um lote, coloque-se dentro do caixão e escreva na lápide: aqui está enterrado alguém que tem medo de enfrentar a vida. Peça para chamá-lo quando os problemas acabarem. Saia deste circulo vicioso e entre num circulo virtuoso!

Veja alguns exemplos: evite assistir programas policiais; "só existem programas ruins na TV, então, por que você ainda os vê? Assista novelas ou documentários. Leia as páginas do jornal que contenham assuntos que acrescentam sua cultura. Exorcize seu passado (ninguém dirige um carro olhando apenas para o retrovisor). Descubra a beleza da natureza. Peça ajuda a alguém que considera forte, vá a igreja, visite um médico (a depressão tem várias causas e uma delas pode estar associado a alimentação inadequada ou a falta de vitaminas), viva o presente, não pense demasiadamente no futuro. Ouça música, leia um bom livro, caminhe, limpe a sua casa e deixe de ser um lagarto que se rasteja ou uma samambaia.

Aprenda, sempre é tempo de aprender. É a melhor maneira de combater a depressão. Não se esqueça do poder da fé, da oração e da graça que será atendida. Lembre-se que não são as pessoas que estão contra você, mas você está contra si mesmo.

Monica Buonfiglio

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home