Usuários desconhecem termos comuns na internet, diz estudo

da Folha Online

Apesar de comuns para internautas bastante familiarizados com a web, muitos usuários desconhecem termos utilizados no universo virtual --podcasting, RSS e phishing, por exemplo (leia definições abaixo).

A informação tem como base uma pesquisa da Pew Internet & American Life Project, que considera entrevistas feitas com 2.001 adultos residentes nos Estados Unidos --nem todos com computadores em casa.

O termo menos familiar é RSS, que nunca foi ouvido por 26% dos entrevistados e causa dúvida em 65% deles. Apenas 9% das pessoas dizem ter uma boa idéia do que ele significa.

O RSS (Really Simple Syndication) é uma ferramenta com a qual o usuário recebe no micro informações publicadas nos sites de sua escolha. A grande vantagem é o fato de a solução --conhecida como "agregador de notícias"-- trazer automaticamente atualizações, eliminando a necessidade de navegar em busca das novidades.

Em segundo lugar no ranking dos desconhecidos ficam os podcasts (ou podcasting): 23% nunca ouviram falar, 64% não têm certeza se conhecem a ferramenta e 13% estão familiarizadas com o termo.

Podcast é um arquivo de áudio digital que pode ser gravado por qualquer pessoa e disponibilizado na internet. Funciona como uma espécie de blog, mas substitui a escrita pela voz.

Também classificada como "incógnita" está a palavra phishing, nunca ouvida por 15% dos entrevistados. Esse termo classifica golpes virtuais com os quais pessoas mal-intencionadas roubam informações confidenciais para, por exemplo, realizar transferências financeiras.


 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home