Japão pretende superar o computador mais rápido do mundo

da Folha Online

Atualmente, a liderança no ranking dos computadores mais rápidos do mundo fica com Blue Gene/L, da IBM --a máquina tem capacidade de 136,8 teraflops, ou 136,8 trilhões de cálculos por segundo. Não satisfeito com esse resultado, o Japão quer criar um computador 73 vezes mais rápido que o atual líder.

A possível novidade poderia operar a 10 petaflops, o que representa 10 quatriliões de cálculos por segundo. Os números foram divulgados nesta segunda-feira por uma fonte não identificada do ministério de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão.

De acordo com a agência de notícias "Kyodo News", o projeto deve custar ao Japão entre US$ 714 milhões e US$ 893 milhões. A máquina, sob responsabilidade do governo, seria concluída até março de 2011 --a fonte não divulga em que área ela seria utilizada.

O Earth Simulator, da japonesa NEC, foi considerado o computador mais rápido entre 2002 e 2004, quando a IBM ganhou o título. Atualmente, a máquina japonesa está em quarto lugar no ranking das 500 mais velozes, com 35,9 teraflops.

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home