Google planeja novas contratações no Brasil

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

A empresa de buscas on-line Google planeja contratar mais brasileiros para engrossar sua equipe local --formada atualmente por um escritório em São Paulo e um centro de Pesquisa e Desenvolvimento recém-adquirido em Minas Gerais.

"Estamos procurando os melhores talentos regionais para se juntar ao time do Brasil. Queremos expandir nosso centro de pesquisa, criando novas vagas e oportunidades", disse em entrevista por e-mail Alan Eustace, vice-presidente de engenharia do Google.

De acordo com o executivo, essa busca por profissionais talentosos está diretamente ligada à compra da companhia mineira Akwan Information Technologies, também focada em buscas na internet. "Com a aquisição, poderemos obter vantagens utilizando o talento técnico da empresa, além de tê-la como base para nosso centro de P&D [Pesquisa e Desenvolvimento]."

Nenhuma das partes divulga os valores da negociação --anunciada nesta quarta-feira-- ou quanto tempo levou até ser concluída. Segundo o Google, o time de engenheiros será todo mantido, mas "uma quantidade pequena" de funcionários da área administrativa deixará a Akwan. As empresas também se negam a divulgar números relacionados à quantidade de colaboradores do grupo brasileiro.

Mineira

Em maio de 2000, quatro professores do departamento de Ciência da Computação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) se juntaram a dois profissionais do setor de tecnologia e criaram a Akwan.

A empresa desenvolveu um sistema de buscas que coleta todas as páginas da web brasileira, prepara um índice e implementa um processador para responder às consultas. Voltada para usuários finais e mercado corporativo, a mineira tem entre seus clientes UOL e Bovespa.

A aproximação com o Google aconteceu aos poucos, principalmente durante eventos internacionais de tecnologia. Agora, a união é evidenciada no site www.todobr.com.br, da Akwan, com o visual e tecnologia do buscador norte-americano.

"Continuaremos atendendo às necessidades de nossos clientes, mas agora também representamos o centro de P&D do Google na América Latina", afirma Berthier Ribeiro Neto, um dos fundadores da Akwan.

Esse centro trabalhará em todos os aspectos da engenharia de ferramentas de busca: concepção, pesquisa, desenvolvimento e implementação. Seus funcionários podem, por exemplo, criar novas aplicações para usuários do Google em todo o mundo.


 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home