Pagamos até 40% de impostos na conta telefônica

SÃO PAULO - De cada 10 reais que pagamos na conta de telefone, pelo menos quatro reais vão diretamente para o pagamento de impostos. É o que diz o levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada).

O pesquisador Luis Cláudio Kubota explicou à Agência Brasil que as principais incidências sobre a conta telefônica são o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o PIS (Programa de Integração Social) e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

O valor dessas taxas representa para o usuário de 25% a 35% da conta telefônica, de acordo com a região, mas Kubota destaca que esse valor ainda não é final. "O ICMS incide sobre ele próprio, então quando um cliente vê uma alíquota de 25% em sua conta telefônica, na verdade a alíquota efetiva é muito superior. No Distrito Federal, por exemplo, com uma alíquota de 25% de ICMS mais os 3,65% de PIS e Cofins, temos uma tributação efetiva de 40,15%", explicou à Agência.

Em Rondônia, onde a alíquota de ICMS é a maior no Brasil, a tributação resulta efetivamente em uma cobrança de 63%. O que significa que, naquele estado, de cada 10 reais pagos na conta telefônica, cerca de 6 reais vão para os cofres públicos. "Em São Paulo e Santa Catarina, por exemplo, a tributação paga pelos assinantes é de 40,15%", diz o pesquisador, acrescentando que o que se cobra de taxação no Brasil pelo serviço de telefonia está muito acima do que é cobrado pelo mundo. "Na Coréia e os Estados Unidos a tributação cai para 10%", diz.

Para o pesquisador, só diminuiremos os valores pagos nas contas telefônicas se nos mobilizarmos contra a carga tributária. "No Rio Grande do Sul, uma associação de classe média criou outdoors com as fotos e nomes dos deputados que votaram pelo aumento das alíquotas de ICMS. Se a sociedade se mobilizar, é possível diminuir a carga tributária na economia", afirma.

Renata Mesquita, do Plantão INFO


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home