Barra do Google corrige ortografia na web

SÃO PAULO – Está em fase beta a terceira versão da Google Toolbar, a barra de auxílio à navegação do Google. Entre as novidades mais legais estão tradução de palavras individuais e a correção ortográfica, que funciona para textos em português.

A correção ortográfica da Google Toolbar, que entende o português, é bastante parecida com a do Microsoft Word e outros programas de edição de textos. As palavras não reconhecidas são grifadas em vermelho. Ao clicar com o botão direito do mouse em uma dessas palavras, aparecem sugestões para corrigi-la. O mais interessante é que o recurso pode ser usado em praticamente qualquer site. Assim, a barra é útil para ajudar na edição de blogs e posts em fóruns online. Apesar disso, a correção ainda não é perfeita. Usamos o recurso no texto dessa notícia e, além dos termos em inglês (como blogs e posts), o corretor não gostou, por exemplo, das palavras "grifadas" e "gênero".

Outra novidade da Google Toolbar 3 é a tradução de palavras do inglês para outras línguas. Basta selecionar um termo na página web sendo navegada, clicar com o botão direito do mouse e escolher Translate English Word. Infelizmente, esse recurso não está disponível para o português.

Para o público americano, a Google Toolbar 3 traz um recurso impressionante: o AutoLink. Ao clicar nesse botão, a barra busca endereços, códigos postais e outras informações do gênero na página sendo navegada. Daí, ele substitui o texto por um link que, ao ser clicado, mostra um mapa do local indicado.

A barra ainda mantém os recursos tradicionais, como a integração com a busca do Google e o bloqueio de pop-ups. Quem quiser testar a Google Toolbar 3 pode baixá-la aqui.

Eric Costa, da INFO

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home