Radiação de celulares está sob controle

Reuters


Uma pesquisa feita na Finlândia com algumas das marcas de celular mais populares do mundo descobriu que a quantidade de radiação emitida pelos aparelhos está bem abaixo dos limites máximos. Os dados correspondem ao divulgado pelos fabricantes.

A pesquisa anual feita pela Agência de Radiação e Segurança Nuclear (Stuk), um órgão finlandês, avaliou 16 novos modelos fabricados pelas grandes empresas do setor, entre as quais a Nokia (da Finlândia), a Motorola (dos EUA) e a Samsung Electronics (da Coréia do Sul). Em 2003, foi realizado um primeiro estudo com 12 modelos. Os telefones celulares são, em síntese, rádios pequenos que enviam e recebem sinais.

Todos os modelos testados mostraram uma taxa específica de absorção (SAR) bastante abaixo dos 2 watts por quilo acertada para a Europa. A SAR mede a quantidade de calor absorvida pela cabeça de um usuário do aparelho. Nesse nível, os tecidos não esquentam o suficiente e não há efeitos prejudiciais comprovados cientificamente, disse a Stuk. Segundo o órgão, os níveis de SAR em todos os 28 modelos testados até agora variaram entre 0,45 e 1,12 watt por quilo.

Alguns ativistas da área da saúde aventaram a hipótese de o uso de celulares provocar vários problemas, de dores de cabeça a tumores. Mas vários estudos feitos com os aparelhos nunca apontaram para qualquer efeito maléfico deles na saúde. A Agência Nacional de Proteção Radiológica, um grupo independente da Grã-Bretanha, disse em janeiro que os usuários de telefones móveis ¿ em especial as crianças ¿ deveriam tomar cuidado, apesar de não haver provas conclusivas de que os celulares provoquem males ao corpo humano.

A Stuk afirmou em um comunicado que, segundo alguns estudos, as microondas emitidas pelos telefones celulares podem provocar pequenas mudanças no funcionamento de células. Mas essas descobertas não permitem ainda concluir que tais efeitos são prejudiciais à saúde, acrescentou.
 
Reuters


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home