Sonda espacial encontra gigantesco mar congelado em Marte

Jeremy Lovell


Uma sonda espacial européia descobriu na superfície de Marte o que os cientistas dizem parecer um gigante mar congelado próximo da linha equatorial do planeta.

Foi a primeira descoberta de algo que pode ser água encontrado longe dos pólos gelados. A novidade foi revelada pela sonda espacial Mars Express que vem orbitando o planeta há um ano.Embora as imagens de alta resolução somente cubram uma área de somente alguns quilômetros quadrados, elas parecem mostrar uma planície inundada com uma área de 800 km de comprimento por 900 km de largura.A área é coberta por uma grossa camada de cinza vulcânica, segundo a Agência Espacial Européia que publicou as imagens em seu Web site www.esa.int.Elas mostram uma planície coberta por objetos de formas irregulares.

"Elas se parecem com pedaços de blocos de gelo do mar que se desprendem da costa da Antártida na Terra", disse o site.Segundo a agência, a água que formou o mar parece ter brotado de debaixo da superfície através de uma série de fissuras formando assim uma catastrófica inundação na planície submersa cuja profundidade estimada é de 45 metros.A ESA ainda disse que a água congelada se rompeu em blocos que então foi coberta por uma camada de cinza vulcânica.

"O gelo é instável na superfície de Marte por causa da baixa pressão atmosférica e se sublima (mudança direta do gelo para o vapor sem a passagem pelo estado líquido) para a atmosfera", explica o texto exposto no site."Mas alguns pedaços de gelo parecem ter sido protegidos por camadas de pó vulcânico."

"Enquanto o oceano como um todo se solidificou, o gelo desprotegido entre os pedaços se sublimou deixando 'platôs de gelo' cercados por rochas", acrescenta o site.

A ESA ainda diz que a relativa ausência de crateras no platô sugerem que o mar é uma formação moderna datada de não mais do que 5 milhões de anos.

A ESA está planejando levar um missão ao solo de Marte dentro do próximos cinco anos.

(Reportagem de Jeremy Lovell)

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home