Reforce segurança no micro com antivírus e anti-spyware

da Folha de S.Paulo

Dois programas que não podem faltar são o antivírus e o anti-spyware, que combatem, respectivamente, pragas digitais e softwares parasitas. Uma opção gratuita para combater os vírus é o AVG Free Edition, que está em free.grisoft.com/freeweb.php/doc/2/lng/us/tpl/v5.

Ele tem algumas limitações técnicas e não pode ser instalado em empresas, mas quebra o galho de PCs residenciais.

É importante que o micro esteja conectado à internet durante a instalação do programa, pois o AVG Free Edition baixará automaticamente as "vacinas" contra os vírus mais recentes --sem elas, o programa não tem eficácia.

Um detalhe irritante é que o software não permite configurar a rotina de atualizações automáticas, que são obrigatoriamente diárias. O máximo que o usuário pode fazer é desativá-las ou escolher o horário em que ocorrerão.

Como o antivírus abre uma janela durante a atualização, isso é um problema, pois perturba o usuário. Por isso, clique duas vezes na janela Update manager e desmarque o item Display information about update.

Diferentemente do AVG Free Edition, o antispyware Spybot Search & Destroy tem botões e menus em português.

Basta clicar, na primeira vez em que o programa for aberto, em Language e Brasil. Antes de usar o Spybot, aperte os botões Procurar por atualizações e Baixar todas as atualizações disponíveis.

Pressione o botão Examinar para verificar se o sistema operacional está contaminado por programas espiões.

Ao término da varredura, que levará alguns minutos, o Spybot mostrará todos os itens problemáticos e dará a opção de eliminá-los --basta selecioná-los com o mouse e clicar em Corrigir.

Importante: existem programas, como o compartilhador de arquivos KaZaA, que exigem os componentes espiões. Se os parasitas forem removidos, esses softwares poderão deixar de funcionar. Em caso de dúvida, uma solução é digitar o nome do componente suspeito no buscador Google.

Além dos sites oficiais dos programas indicados nesta edição, vale a pena acessar também os repositórios de downloads, páginas que oferecem dezenas de milhares de softwares para cópia.

Ranking

Nem todos os aplicativos são gratuitos, mas quase todos podem, ao menos, ser experimentados gratuitamente.

Além da grande variedade, os sites especializados em downloads apresentam outra vantagem: alguns deles, como o tradicional Download.com, reúnem comentários de usuários que já instalaram os programas e trazem um ranking indicando os softs mais populares.

Essas informações não são guias absolutos, mas ajudam a ter uma idéia da qualidade de um programa antes de baixá-lo.

O Download.com está em inglês, mas, se você não domina esse idioma, pode acessar o Superdownloads e o Baixaki, ambos em português.

O Tucows.com.br, apesar do endereço brasileiro, está em inglês. Em contrapartida, seu acervo fica copiado em várias páginas, ou seja, o usuário pode escolher a que estiver mais rápida antes de baixar um programa.

Remoção

Ao desinstalar um programa, muita gente comete um erro crasso --simplesmente joga na lixeira o atalho para o software (ou a pasta que contém seus arquivos). Isso é errado porque deixa arquivos inúteis, que podem desperdiçar espaço no disco rígido ou interferir no sistema operacional.

Para fazer a remoção correta, clique em Iniciar, Configurações e Painel de controle e abra o item Adicionar ou remover programas. Na janela exibida, basta selecionar o software indesejado e apertar o botão Remover (ou Alterar/Remover).

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home