Celular com câmera é usado em consulta médica


Pesquisadores suíços informaram que já é possível utilizar celulares para ajudar a diagnosticar e sugerir tratamentos a alguns pacientes que se encontrem em locais remotos. O estudo do Hospital Universitário de Genebra se concentrou em ferimentos nas pernas de 52 pacientes que foram examinados tanto pessoalmente como por médicos em um local remoto, e com acesso apenas a imagens das lesões captadas por celulares de primeira geração.

Os diagnósticos dos médicos que examinaram as feridas pessoalmente e daqueles que as viram por meio de imagens obtidas por celulares apresentaram notável concordância. O estudo foi publicado na edição de fevereiro da revista científica Archives of Dermatology.

Se enfermeiros em visita a pacientes em locais remotos pudessem enviar imagens desse tipo para o médico, "o transporte do paciente ao hospital e sua consulta poderiam ser substituídos, e haveria a possibilidade de economizar verbas do sistema de seguro social", segundo o relatório.

Para avaliar o projeto, os pesquisadores empregaram um sistema de análise estatística que estima o grau de concordância entre os dois grupos de médicos em cada caso. Os resultados variavam entre um e zero, sendo 1 acordo completo e zero desacordo completo.

O nível de concordância no estudo de lesões avaliadas a distância e em consultas ao vivo com o paciente "foi muito bem, com grau superior a 0,94".

"Fomos capazes de demonstrar pela primeira vez que a telemedicina para lesões crônicas é factível em condições normais, usando essa nova geração de celulares e transferência direta de imagens por e-mail", disseram as autoridades.

"Temos a impressão de que uma alta porcentagem dos problemas relacionados com ferimentos nas pernas poderiam ser resolvidos por meio desse tipo de teleconsulta", acrescenta o estudo.
 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home