Telefonia via Internet atrai os holofotes nos EUA

Uma tecnologia promete aplicar o poder da Internet à comunicação de voz, desafiando a concorrente que existe há mais um século e é conhecida no jargão do setor por uma expressão que requer dois adjetivos: "velha e simples telefonia de voz".

A batalha entre as duas tecnologias deve esquentar em 2005, enquanto avança o muito alardeado "ano da telefonia via Internet". Mas mesmo que as mais otimistas das previsões venham a ser cumpridas, dizem os analistas, a velha e simples linha telefônica continuará a ter forte domínio sobre boa parte do mercado. O serviço via Internet precisa superar diversos obstáculos antes de se tornar uma tecnologia de ampla aceitação.

Ainda assim, mesmo que não venha a dominar o mercado de serviços telefônicos, a telefonia via Internet, ou VoIP (Voice over Internet Protocol), parece destinada a avançar nos Estados Unidos, graças ao número crescente de conexões de banda larga e às empresas que vêm difundindo serviços de telefonia via Internet.

Os usuários iniciais da telefonia via Internet dizem que o principal atrativo é uma conta de telefone que pode cair à metade do que uma operadora local de telefonia cobra. Mas os defensores do VoIP acrescentam que o maior benefício pode ser a ampla gama de serviços oferecidos, como por exemplo mensagens de voz enviadas por email, que as linhas tradicionais não conseguiriam acompanhar.

James Jeffries diz ter assinado o serviço VoIP da Vonage porque ela foi a primeira concorrente da Sprint em sua cidade no interior da Pensilvânia. Em lugar de pagar 40 dólares mensais por seu serviço Sprint, Jeffries assinou o plano básico da Vonage, de 500 minutos mensais por 15 dólares. A Vonage também oferece plano sem limite de uso por 25 dólares mensais.

Os analistas estimam que o número de linhas VoIP domésticas nos Estados Unidos era de cerca de 1 milhão no final de 2004, uma gota no oceano diante do total de 160 milhões de linhas telefônicas fixas e de 170 milhões assinantes de serviços de telefonia móvel.

Algumas estimativas, contudo, prevêem crescimento de até três vezes no número de assinantes de serviços VoIP este ano, graças em larga medida a campanhas de operadoras de cabo ansiosas para obter usuários de serviços de telefonia, e que pode subir a 20 milhões de pessoas em 2008.

 Reuters


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home