Polícia prende 34 usuários do BitTorrent na Finlândia

da Folha Online

Policiais prenderam 34 pessoas na Finlândia que trabalhavam no site Finreactor, um endereço que oferece arquivos para download pelo BitTorrent. Quatro dos acusados efetivamente trabalham no site, enquanto os outros 30 são voluntários que ajudam no gerenciamento da página.

De acordo com as autoridades, 10 mil usuários finlandeses teriam baixado via Finreactor filmes, músicas e games que, se fossem comprados pelos usuários, somariam milhões de euros. No site há cerca de 6.000 arquivos torrent --baixados via BitTorrent-- disponíveis para os internautas.

Se forem condenados, afirma o site The Register, os acusados podem ficar na prisão por dois anos e responder por violação de direitos autorais.

Hollywood

Ontem, os estúdios de Hollywood abriram processo contra operadores de servidores do BitTorrent. Iniciativas desse tipo não são novidade, mas ações anteriores tinham como alvo os usuários --e não os colaboradores de redes P2P (peer-to-peer).

"Esses processos são direcionados a indivíduos que montam e operam servidores e sites desenvolvidos para infringir os direitos autorais", disse John Malcolm, diretor da MPAA (associação dos estúdios de cinema dos Estados Unidos).

O executivo se recusou a dar os nomes dos acusados, mas afirmou que cerca de cem pessoas dos Estados Unidos e Reino Unido serão processadas. "Eles são parasitas que se beneficiam da criatividade dos outros", afirmou.

Por enquanto, as ações têm como alvo aqueles que viabilizam o uso do BitTorrent. Internautas que operam com outros sistemas, no entanto, também devem ser acusados pela indústria cinematográfica em breve.

Fred von Lohmann, advogado do EFF (grupo de defesa do consumidor de San Francisco), acredita que os processos podem fazer com que os internautas utilizem tecnologias mais descentralizadas, o que dificultaria ainda mais a identificação dessas pessoas.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home