Vírus Zafi.D está presente em 10% dos e-mails que circulam pela web

da Folha Online

O recém-descoberto vírus Zafi.D está presente em 10% do total de e-mails que circulam pela internet, diz a empresa de segurança britânica Sophos. Quando infecta o micro, a praga bloqueia ações de antivírus e firewalls, além de abrir brechas que permitem ataques de piratas virtuais.

De acordo com a companhia, o vírus foi responsável por 72% de todas as infecções identificadas nas últimas 24 horas por sua rede de monitoramento de computadores.

Supostamente criado na Hungria, o Zafi.D chega em e-mails com felicitações de Natal escritas em inglês, espanhol, húngaro ou francês. Na mensagem há uma animação em GIF com dois rostos amarelos sorridentes, os "smileys".

Quando o usuário clica no arquivo, o Zafi.D infecta o computador e, para despistar o usuário, mostra uma mensagem de erro --com o "comunicado", o internauta acredita ter acontecido apenas um problema com o anexo.

"Apesar de existir antivírus para essa praga, parece que muitos usuários não estão preocupados com a segurança de suas máquinas e permitem que seus micros distribuam enormes quantidades de e-mails infectados", afirma Graham Cluley, consultor da Sophos.

Para o especialista, o maior perigo relacionado ao Zafi.D está no fato de ele permitir que piratas virtuais controlem os micros remotamente. Com isso, pessoas mal intencionadas podem fazer campanhas de spam ou ataques DDoS (distributed denial of service), que tiram a rede do ar porque ela recebe mais dados do que a sua capacidade suporta.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home