Número de sites que enganam internautas dobrou em outubro

da Folha Online

O número de sites colocados no ar para enganar internautas chegou a 1.142 em outubro, contra 543 registros feitos em setembro por um grupo que investiga fraudes de phishing scam. Com essa técnica, os piratas virtuais pedem, via e-mail, que os internautas visitem sites falsos, onde devem confirmar seus dados pessoais. Desde julho, o crescimento médio da quantidade de páginas é de 25% ao mês.

O número de novas mensagens fraudulentas registradas pelo Anti-Phishing Working Group em outubro foi de 6.597. O aumento médio mensal na quantidade desses e-mails é de 36%.

Apesar de empresas de segurança alertarem internautas sobre as fraudes, o grupo acredita que 5% dos usuários ainda sejam vítimas dos piratas. Quando colocam suas informações pessoais em sites, essas pessoas podem sofrer danos como prejuízos financeiros.

No mês passado, os criminosos utilizaram a credibilidade de 44 marcas em seus e-mails para convencer as vítimas a visitarem seus sites. Apenas seis marcas foram colocadas em 80% das mensagens no período. Nos último quatro meses, 74 empresas tiveram seus nomes e logomarcas copiados por spammers.

Os setores mais usados pelos piratas são o financeiro (73%), de provedores de internet (14%) e varejo (7%). O país que mais hospeda sites desenvolvidos para enganar internautas são os Estados Unidos, com 29% do total. China, Coréia e Rússia vêm na seqüência com 16%, 9% e 8%, respectivamente.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home