China planeja estabelecer maior rede de internet do mundo

Beijing, 
A China planeja construir a maior rede de internet do mundo nos próximos 15 anos, que poderia cobrir 800 milhões de usuários chineses, o triplo da norte-americana, segundo fontes oficiais.

Li Guoji, diretor do Instituto de Tecnologia Informática da Academia Chinesa de Ciências, informou que a rede deverá ser barata e de fácil acesso.

A rede de 800 milhões de internautas não somente prestará serviços de mensagens curtas e conversas na internet, mas também permitirá a redução da diferença entre as pessoas mais e menos informadas no país, explicou Li, especialista da Academia de Engenharia da China.

"O desequilíbrio de informação sempre enriquece ou empobrece as pessoas, portanto, os países em vias de desenvolvimento devem reduzir a diferença o mais rápido possível", reconheceu.

A China prevê investir 1,4 bilhão de yuans (US$ 169 milhões) na infra-estrutura da gigantesca rede, que se baseará na versão 6 do protocolo de internet (IPv6), no lugar da versão 4 do protocolo de internet (IPv4).

Li, encarregado da pesquisa de IP v6, explicou que a tarefa mais importante no desenvolvimento da rede de IP v6 é baratear os custos de infra-estrutura, terminais e outras instalações relacionadas.

Com um orçamento de 60 milhões de yuans (mais de US$ 7 milhões), os cientistas chineses realizam experimentos nos municípios de Beijing e Chongqing.

O ambicioso plano de Li busca unificar os fabricantes de tecnologia informática e consumidores nacionais para romper o monopólio das multinacionais no mercado chinês.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home