4% dos usuários não pagam telefone, diz Abrafix

SÃO PAULO - Entre 3% e 4% dos usuários residenciais de telefones fixos são inadimplentes, disse na terça-feira (23) o presidente da Associação Brasileira de Prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix), José Fernades Pauletti.

Pauletti, assim como representantes de outros prestadores de serviços, participou da audiência pública organizada pela Comissão de Defesa do Consumidor. Segundo a Agência Câmara, o executivo defendeu que o fim da possibilidade de desligamento da linha telefônica dos clientes que não pagam causaria problemas para as concessionárias e oneraria a sociedade, já que as tarifas dos outros consumidores teriam que ser aumentadas.

Atualmente, as operadoras têm 15 dias para notificar o assinante e, com 30 dias de inadimplência, é feito o bloqueio parcial do telefone (o assinante recebe, mas não faz chamadas). Em 60 dias, o bloqueio passa a ser total. O deputado Marcelo Guimarães Filho (PFL-BA) criou uma proposta que pede a redução no valor final das tarifas que, em sua opinião, por serem elevadas, "incentivam a inadimplência".

Já entre os usuários de celulares pós-pagos o índice de inadimplência é um pouco maior: chega a 6%. Segundo a Associação Nacional dos Operadores Celulares (Acel), 64% pagam a conta em dia, 20% só pagam após o bloqueio parcial; e 10% apenas após o bloqueio total.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home