Internet abriga rede de alerta para epidemias

A rápida propagação das doenças contagiosas levou o Canadá e a Organização Mundial da Saúde (OMS) a criarem na Internet uma rede de alertas com informação instantânea sobre diversos tipo de surto. Desta maneira, governos, organizações e universidades, entre outras entidades, poderão detectar em um período de tempo mínimo a aparição de surtos contagiosos e tomar as medidas oportunas para evitar sua propagação.

"As doenças contagiosas, hoje em dia, não conhecem fronteiras, e, por isso, é importante intensificar a colaboração entre os governos", disse hoje o ministro da Saúde do Canadá, Ujjal Dosanjh, durante a apresentação da iniciativa nas Nações Unidas (ONU).

A Rede Mundial de Informação em Saúde Pública (GPHIN, em inglês) foi constituída como um centro de alarmes que operará durante as 24 horas do dia, sete dias por semana e em seis idiomas (árabe, inglês, francês, russo, chinês e espanhol).

Deste site, administrado pelo governo do Canadá, também se disseminará informação sobre outras medidas importantes de saúde. Concretamente, a GPHIN se ocupará de surtos de epidemias, problemas infecciosos, de contaminação da água e da comida, de bio-terrorismo e ataques bacteriológicos, além da exposição a agentes químicos ou nucleares e desastres naturais.

A rede, segundo anunciaram hoje os responsáveis, também vigiará aspectos relacionados à segurança de produtos farmacológicos e sanitários. A iniciativa permitirá que os governos adotem com rapidez as medidas pertinentes para frear os surtos e evitar que este tipo de situação se estenda para além das fronteiras.

Esta rede poderá ser utilizada por organizações não-governamentais, agências sanitárias, universidades e pesquisadores. O acesso será obtido mediante pagamento, com distintas tarifas segundo o tipo de entidade. O dinheiro arrecadado se destinará a um fundo que estuda assuntos sanitários.

Este projeto também foi financiado pela Iniciativa para a Ameaça Nuclear, organização que é co-presidida pelo magnata da comunicação, Ted Turner.
 
EFE

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home