Placa de vídeo não melhora desempenho do PC

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
Especial para a Folha de S.Paulo

"O meu computador é equipado com um processador Pentium III de 800 MHz, tem 256 Mbytes de memória RAM e disco rígido com capacidade para 20 Gbytes. A placa-mãe tem os recursos de áudio e vídeo on-board. Quero saber se uma placa de vídeo com 128 Mbytes de memória própria irá melhorar a performance da máquina, não em relação a jogos --pois nesses eu acho que vai haver uma melhora formidável--, mas em velocidade geral. A instalação do sistema operacional Windows XP poderia tornar a máquina mais lenta?" (Adriano Campos Cardoso)

Resposta

Aumentar a memória RAM de um microcomputador, que no seu caso é de 256 Mbytes, para 512 Mbytes ou 1.024 Mbytes resultará, sem dúvida, numa melhor performance geral de sua máquina.

Uma placa de vídeo com 128 Mbytes, apesar de certamente tornar as aplicações gráficas mais rápidas, terá pouco efeito em aplicativos que não utilizam intensivamente o vídeo -como é o caso de navegadores de acesso à internet e de programas editores de texto -como o Word- ou planilhas -Excel, por exemplo.

Uma máquina com as características da sua, que apesar de não ter um processador tão poderoso se levarmos em conta os padrões dos modelos atuais, tem boa quantidade de memória RAM, só irá se beneficiar da instalação do Windows XP, principalmente se você atualizar o sistema com o Service Pack 2.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home