Hackers utilizam banners de sites para infectar computadores

da Folha Online

Hackers passaram a utilizar banners para infectar computadores, aproveitando-se de falhas de segurança no Internet Explorer. Alguns sites assumiram estar infectados, mas é provável que muitos estejam espalhando códigos maliciosos sem saber.

Uma brecha na versão 6.0 do navegador, ainda sem correções disponíveis, afeta todas as plataformas do Windows, exceto o Service Pack 2 do XP. A causa do problema é um erro que ativa um mecanismo de "buffer overflow" --sobrecarga de determinada área da memória do PC que acaba levando à execução de códigos perigosos ou à parada do sistema.

O ataque tem início quando o internauta clica em um banner e é direcionado para três sites diferentes. Durante essa "navegação", o micro é infectado e então o hacker pode fazer upload de arquivos na máquina da vítima.

"Os piratas podem ter invadido os servidores dessas páginas ou comprado espaço de anúncio para explorar a falha", diz Joe Stewart, pesquisador de segurança da empresa Lurhq, que descobriu do problema.

A Sans Internet Storm Center, uma cooperativa que identifica ameaças virtuais, registrou ataques no Reino Unido, Suécia e Holanda. Por isso, especialistas acreditam que o foco dos piratas são os sites europeus.

"Se os servidores dos banners estiverem infectados, centenas de sites estão espalhando o problema entre seus usuários", afirmou um membro da Sans.

A cooperativa recomenda que as páginas verifiquem seus banners e até deixem de usá-los por algum tempo. Isso minimizaria o risco de prejudicar internautas que clicam nos anúncios para saber mais informações sobre os produtos.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home