Estações de trem na Suécia terão conexão sem-fio à web

da Folha Online

Usuários de tecnologia Wi-Fi poderão conectar seus equipamentos à internet em estações de trem na Suécia a partir de janeiro de 2005. Até essa data, cerca de 55 paradas farão a conexão sem-fio, o que também acontecerá em outros 123 pontos até o final do ano que vem.

A iniciativa sueca partiu de um contrato entre a estatal Jernhusen, responsável pela estrutura ferroviária do país, e a empresa britânica The Cloud, que fornece redes sem fio WLAN (Wireless Local Area Network).

O projeto mostra o crescente interesse de passageiros de trem por esse tipo de conexão. Assim como acontece em aeroportos, os usuários querem ter acesso a informações --como e-mails corporativos-- em paradas durante a viagem.

A Broadreach Networks, rival da The Cloud, já instalou pontos de acesso em diversas estações de trem do Reino Unido e em salas de espera da empresa ferroviária britânica Virgin Trains. O próximo passo, segundo o site The Register, é oferecer conexão sem-fio nos vagões da Virgin.

Conexões Wi-Fi também estão nos planos de diversas cidades. A Filadélfia (no Estado da Pensilvânia, EUA) deve em breve se tornar uma das maiores regiões conectadas por redes sem-fio à internet. Um projeto, ainda em fase de estudo, deve instalar centenas (ou milhares) de pontos de acesso por toda a cidade --provavelmente em cima de postes de iluminação.

Uma vez completa, a rede vai levar acesso em alta velocidade à web para todos os lugares alcançados pelas ondas de rádio --incluindo bairros mais pobres, onde o acesso em banda larga é raro.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home