Entenda os diferentes tipos de transmissão da TV de alta-definição

da Folha de S.Paulo

As diferenças entre transmissões analógica e digital de TV são evidentes --e até brutais. Mas nem sempre fica claro que TV digital não é sinônimo de HDTV.
A transmissão digital leva informações codificadas em código binário (composto de 0 e 1). Em outras palavras, o som e a imagem são dados de computador.

Na prática, qualquer filmadora digital captura imagens em código binários. Para vídeos de alta-definição, no entanto, é necessário um equipamento compatível. Ou seja, mesmo quando todas as filmagens foram digitais, será preciso uma filmadora de alta-resolução para que a HDTV obtenha áudio e vídeo de cinema.

Em um televisor analógico, a imagem é formada por 525 colunas horizontais com 500 pontos em cada, no padrão NTSC (usado nos EUA). Na HDTV, essa quantidade de pontos sobe para 1.920 por 1.080. Essa maior quantidade possibilita que os pontos fiquem mais próximos uns dos outros, apresentando ganhos sensíveis na definição da imagem.

Velocidade máxima

Outra diferença na imagem é o "frame" (quadros por segundo). Na TV analógica, cada ponto muda de cor e de intensidade de brilho 30 vezes por segundo, em um sistema conhecido como entrelaçamento. A TV de alta-resolução usa o sistema de escaneamento progressivo, o mesmo usado em monitores de micros (60 quadros por segundo).

Com a capacidade de enviar dados a 19,3 megabits por segundo, uma emissora pode repartir a programação em subcanais, que possibilitariam, por exemplo, ver imagens de câmeras com ângulos diferentes em partidas de futebol.

Som cristalino

O áudio estéreo das TVs analógicas é de apenas dois canais. As TVs de alta-definição usam o sistema Dolby Digital, que tem cinco canais independentes e ganha ainda mais qualidade com um home-theater. Com cada um dos cinco alto-falantes emitindo o áudio de um canal diferente, a sensação é de um som mais realista, vindo de todos os lados.


 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home