ONG mostra lista de "brinquedos assassinos"

Um foguete de brinquedo que vem com uma advertência de que crianças que brinquem com ele podem "perder um olho ou morrer" está entre os dez brinquedos mais perigosos deste ano, disse um grupo de consumidores na quarta-feira. Num evento anual que destaca brinquedos perigosos às vésperas do Natal, James Swartz, diretor da organização World Against Toys Causing Harm (Mundo contra Brinquedos que Causam Ferimentos), ou Watch, ficou desconcertado ao demonstrar o foguete movido a ar.

Depois de ser inflado com uma bomba de encher pneu de bicicleta, o foguete decolou com um estouro e atravessou uma telha que estava sobre ele, assustando o público. "Chamar isso de brinquedo é ridículo. Isso não devia estar nas prateleiras, e acho que vocês podem ver por quê", disse Swartz.

A Watch disse que o foguete, fabricado pela William Mark Corp., de Claremont, na Califórnia, vem com vários avisos na embalagem, incluindo o seguinte: "O mau uso deste produto pode causar FERIMENTOS GRAVES, incluindo a perda de um olho ou a morte."

Cerca de 65% de todos os brinquedos vendidos nos Estados Unidos são adquiridos nas semanas que precedem o Natal. O período é crucial para a indústria de brinquedos, que movimenta US$ 20,7 bilhões. A lista anual da Watch, com os "10 Piores Brinquedos", já se tornou uma tradição da época de festas, e é divulgada desde 1973 - mas não sem polêmica.

A Associação da Indústria de Brinquedos, que reúne os responsáveis por 85% das vendas, acusa a Watch de querer assustar as pessoas. "Esse tipo de organização amedronta os pais e provoca ansiedade, porque passa a mensagem de que todos os brinquedos são inseguros, e isso não é verdade", disse Julie Livingston, porta-voz da associação.

Livingston afirmou que os membros da associação levam a segurança dos brinquedos muito a sério, e lembrou que os brinquedos são considerados pelo governo dos EUA como um dos 15 produtos mais seguros das residências. Mas ela também disse que a segurança está nas mãos dos pais.

"A supervisão dos pais é o mais importante", disse ela. "Qualquer brinquedo pode se tornar perigoso nas mãos de uma criança se for usado incorretamente."

Swartz discordou. Ele disse que nem sempre os pais podem fiscalizar as crianças, e pediu novas leis para impedir produtos perigosos de chegar ao mercado. "A verdade é que esses brinquedos vão ser usados quando os pais não estiverem prestando atenção total", disse Swartz, que é advogado. A Watch ressaltou que a Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor dos EUA registrou pelo menos 13 mortes ligadas a brinquedos em 2002, e quase 200 mil ferimentos relacionados a brinquedos em 2003.

Outros brinquedos na lista deste ano são uma miniatura de moto chamada "Pocket Rocket", e dois brinquedos pequenos que, segundo o grupo, podem sufocar crianças menores.

A lista completa está disponível em www.toysafety.org. A indústria de brinquedos também mantém notícias sobre a segurança de brinquedos em www.toyhotline.org. Recalls oficiais ligados à segurança de brinquedos podem ser verificados em www.recalls.gov.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home