Banda larga impulsiona uso da Internet no Brasil

O relatório do Ibope/NetRatings aponta que, em outubro, os internautas brasileiros ficaram mais de 14 horas navegando na Internet. É o tempo de navegação mais alto já registrado desde 2000, quando o Ibope/Netratings começou a operar no Brasil. De acordo com a empresa, este maior tempo é impulsionado pelos usuários de banda larga.

Marcelo Coutinho, diretor de Serviços de Análise do Ibope/NetRatings, diz que "o principal motivo para o aumento do tempo online é a migração dos usuários de linha discada para banda larga". O relatório do instituto cita que o conteúdo audiovisual de alguns portais já tem mais de 80% de visitantes em alta velocidade.

Os internautas em banda larga, que em janeiro eram 36,6% do total de usuários, representavam em setembro 44,1%. Os "supervelozes" navegam uma média de 20 horas mensais (os navegadores via linha discada, oito horas) e respondem por mais de 70% do total de páginas vistas na Internet brasileira. No primeiro semestre deste ano, uma pesquisa do instituto mostrou que havia mais internautas com linha discada interessados em migrar para a banda larga do que não-internautas querendo ter acesso em casa.

O público de banda larga tende a freqüentar mais sites de comércio eletrônico e finanças do que a média dos usuários, diz o Ibope. "Estudos feitos pela NetRatings nos EUA indicam que o usuário de banda larga tende a realizar mais transações financeiras e efetuar gastos maiores nos sites de varejo online. Temos indicadores de que o mesmo padrão se aplica ao Brasil", afirma Coutinho. Na área de finanças, os grandes bancos tem mais de 50% dos seus usuários em banda larga.

Segundo o Ibope, os 11,6 milhões de internautas brasileiros ficaram 14 horas e 16 minutos na Web em outubro. Em setembro, 11,9 milhões navegaram em média 13 horas e 55 minutos. Apenas o Japão, entre os países monitorados pela Nielsen/Netratings, mostrou uso mais intenso da Internet, com a marca de 15 horas e 27 minutos.
 
Terra

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home