Download de filmes alcança o de música na Web
 


Filmes e arquivos pesados estão se tornando os mais populares para download na Internet, de acordo com a consultoria de tecnologia CacheLogic. Segundo a empresa, que mede o tráfego ponto a ponto nas redes de provedores de Internet, a idéia de que o compartilhamento de arquivos tem o formato MP3 como principal foco é um mito.

A CacheLogic afirma que a maioria do tráfego é gerado por arquivos com mais de 100 Mb, o que indicaria que os usuários de Internet estão tão propensos a baixar longa-metragens, programas de computador e jogos quanto músicas em MP3.

"O vídeo alcançou a música", afirma Andrew Parker, fundador e diretor de tecnologia da CacheLogic, que baseou suas conclusões no monitoramento da atividade no interior das redes, e não apenas nas portas de comunicação.

Custo
A empresa de consultoria estima que, a qualquer hora do dia ou da noite, há pelo menos 10 milhões de pessoas conectadas a redes ponto a ponto (P2P).

De acordo com a CacheLogic, as redes P2P são as maiores consumidoras de dados nas redes dos provedores de Internet, com um peso significativamente maior do que o tráfego de websites, e custam por ano cerca de R$ 1,8 bilhão.

Para o download de músicas, a companhia acredita que o compartilhamento de arquivos não está mais tão concentrado nos aplicativos mais conhecidos como o Kazaa, que perdeu popularidade depois que passou a ser criticado pela associação de gravadoras americanas (Riaa).

A consultoria afirma que os usuários estão agora voltando sua atenção para outros programas ponto a ponto, como o BitTorrent.

A rede FastTrack (que abriga o Kazaa) responde por 24% do tráfego de redes ponto a ponto. Já aplicativos menos conhecidos como o BitTorrent e o eDonkey representam juntos 72% do compartilhamento de arquivos, segundo a CacheLogic.

No lançamento de uma superprodução do cinema, 30% do tráfego P2P de um provedor monitorado pela empresa foi gerado por um único arquivo de 600 Mb. "O crescimento não tem relação com música. Há um novo presidente chegando na MPAA (associação dos principais estúdios de cinema americanos), e ele provavelmente vai ser bem agressivo", disse um porta-voz da CacheLogic.

Experiência dolorosa
A MPAA recentemente sugeriu que um em cada quatro usuários de Internet já baixou filmes e a associação alertou que a extensão da pirataria online deve crescer à medida em que mais pessoas tiverem acesso à banda larga.

De acordo com o instituto de pesquisas Jupiter, 15% dos usuários de redes P2P na Europa baixam um filme completo por mês. Na Espanha, esse número chega a 38%.

"Vai ocorrer um aumento da atividade da MPAA, mas a abordagem da Riaa ensinou algumas lições e eu não espero nada muito rigoroso", afirma Mark Mulligan, analista do Jupiter.

Mulligan diz que não está convencido de que os downloads de vídeo vão superar a música tão cedo. "Eu ficaria muito surpreso se os downloads de filmes se tornassem a forma dominante de compartilhamento de arquivos. Isso porque o processo de download ainda é uma experiência bastante dolorosa para usuários com menos de um megabit de largura de banda", comenta o analista.

Conveniência
O comportamento dos usuários também depende da conveniência. Como são muito menores, os arquivos de música são mais fáceis de baixar e armazenar.

Nos últimos anos, o download de músicas se tornou uma norma cultural dominante entre os jovens conectados, que encontraram na Internet uma maneira fácil para montar suas próprias coletâneas.

"Há toda uma geração de usuários que cresce sem o conceito da música como uma mercadoria paga", afirma Mulligan. "O compartilhamento de arquivos ainda é um desafio para a indústria da música, do cinema e da TV."

Programas gratuitos para redes ponto a ponto são distribuídos nos sites das próprias empresas responsáveis pelo serviço e muitos provedores de conteúdo, incluindo a BBC, estudam a possibilidade de usar protocolos P2P para distribuir seus produtos.
 
BBC Brasil

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